Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

“Pedistes selos? Pois selos tereis o que apetecerdes, encarnados, amarelos, azuis, roxos e verdes”. As estampilhas postais, aqueles pequenos pedaços de papel que, para muitos, configuram nada mais que um serviço dos Correios, guardam uma riqueza imagética incomensurável, como lembra o escritor Aluísio Azevedo em seu poema filatélico. Cores, formas, temas: dentro das cercaduras dos selos postais subjaz todo um discurso histórico-cultural que perpassa a ciência e a tecnologia de diversas sociedades.Apaixonado pela filatelia desde a infância e ávido por desbravar esse terreno ainda pouco explorado, o Professor de Ciência da Informação e Doutorando em Comunicação, da UFPE, Diego Salcedo, estreia em livro com “A ciência nos selos postais comemorativos brasileiros: 1900-2000” pela Editora Universitária, cujo lançamento está marcado para o próximo dia 15 de abril, a partir das 10h, no auditório da Editora da UFPE. Nesta obra de temática inédita, o pesquisador verificou, a partir dos estudos da linguagem, como os selos postais contribuem e participam do domínio discursivo científico, contribuindo para a difusão da ciência juntamente com outros media.
“O selo postal pode configurar um instrumento pedagógico precioso, uma vez que – além de ser uma peça de fácil manuseio e baixo custo – provoca o processo criativo e auxilia na leitura e na interpretação de realidades possíveis”, ressalta Salcedo. No livro, o autor explorou, ainda, os debates sobre a ciência e a tecnologia, seus valores histórico conceituais e as suas representações. Uma leitura para incitar e satisfazer o interesse de qualquer filatelista ou pesquisador da área de Ciência e Tecnologia.
(Texto escrito pela jornalista Luísa Abreu e Lima)
A obra tem 216 páginas, sendo fartamente ilustrada com a reprodução dos selos (em cores).

(Capa)

SOBRE O AUTOR:
Nascido na Argentina e criado nos Estados Unidos até os quatro anos de idade, Salcedo mora no Brasil desde 1977. É professor graduado em Biblioteconomia e doutor em Comunicação pela UFPE. O e-mail do autor é: [email protected]

PREMIAÇÃO:
Este livro que é resultado da dissertação de Mestrado em Comunicação obrada por Diego, ganhou Bronze Prateado, na BRAPEX 2011.

(Diego e Geraldo Ribeiro – premiação – BRAPEX 2011)

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Nov 20, 2017
A apresentação do “Catálogo Especializado de Perforados República Argentina” de autoria de Miguel José Casielles, Hugo Javier Lencina e…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Nov 20, 2017
Outro site interessante para os filatelistas temáticos é o France Internacional. Para acessá-lo clique no link que segue:…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Nov 19, 2017
A magia do espírito natalino depende de cada um de nós para transformar essa época do ano em um momento mágico e especial. A campanha Papai Noel Dos…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui