É professor? É pai? Tem alguma coisa a ver com a educação no nosso País?
Sugiro-lhe que leia com atenção o regulamento para as exposições de filatelia temática.
Já leu?
Então certamente notou que existe uma grande similitude entre os procedimentos adequados para a realização de um trabalho científico (definição do tema, elaboração de um plano, harmonia entre as diversas partes, pesquisa sobre o assunto, articulação racionalidade e imaginação, etc.) e os que correspondem à escolha de uma temática e montagem da coleção.
Certamente reparou também que não se trata de uma pura coincidência.
Pedir a um estudante para fazer um trabalho científico e montar uma coleção de selos tem impactos pedagógicos semelhantes. Ambos moldam racionalidades, comportamentos, ânsias de saber, atitudes de rigor e prazer perante a vida.
Será possível pedir um tal trabalho científico, mesmo incipiente, a um jovem de tenra idade? Talvez não, mas o mesmo não se dirá da filatelia.
O que será que o jovem fará com mais paixão? Um trabalho científico sobre um tema que o professor condiciona ou exige ou uma coleção de selos para apresentar na festa da escola? Provavelmente a filatelia terá efeitos mais pedagógicos.
Mas cuidado, que esta descoberta não os amarre (o jovem e a filatelia) ao dever! Deixemo-los navegar no lúdico, porque, como diz Bachelard, em L’Air et les Songes, “a imagem apreendida nos livros, vigiada e criticada pelos professores, bloqueia a imaginação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui