Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

1) CONCEITO:
A Medicina é a ciência que trata da prevenção, tratamento e atenuação das patologias e distúrbios que afetam o organismo humano.

Hoje, o médico tem acesso a mais alta tecnologia na área de equipamentos médicos para auxiliá-lo no exercício de sua profissão, mas nas regiões interioranas esse tipo de recurso ainda é muito escasso.

2) HISTÓRIA DA MEDICINA:

A medicina se constituiu em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2500 anos. Naquela época acreditava-se que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos presentes no organismo.

Com o crescimento de Roma, muitos médicos do mundo todo se mudaram para lá a fim de desenvolver seus estudos. Porém um merece destaque, o grego Galeno que, através da dissecação de animais, construiu um modelo anatômico que foi empregado a partir de então para se estudar por comparação o organismo humano.

No Egito, o exercício da medicina se aperfeiçoou com uma estreita ligação com a religião, afinal, os médicos atendiam aos Faraós, que eram considerados a encarnação de deuses. Dessa forma, os egípcios desenvolveram várias técnicas de tratamento de enfermidades e até emplastros feitos com vísceras de leões ou elefantes. Graças às técnicas e trabalhos desenvolvidos por esses práticos e estudiosos, temos a preservação dos corpos mumificados dos antigos faraós egípcios.

Durante a Idade Média o grande desafio era vencer as imposições e as proibições da religião que, ao propor que o corpo humano era sagrado, impedia que houvesse dessecações e o próprio estudo das partes internas do organismo. Somente no século XV (1401-1500) houve a autorização para realizar as primeiras dissecações, os corpos escolhidos eram de criminosos condenados à morte. Mas não era o bastante, alguns médicos realizavam aventuras como aguardar a execução de uma pessoa para logo em seguida roubar seus corpos. Conta a história que Versalius, um médico belga, roubou um esqueleto esquecido numa forca.

(Inteiro Postal)

3) FUNÇÕES DO MÉDICO:
O médico conhece a função de cada órgão, sistema e aparelho do corpo humano. É função deste profissional:
– Assistir pessoas ou coletividades na preservação e tratamento de doenças;
– Entrevistar pacientes sobre seus sintomas atuais e passados;

(Inteiro Postal)

– Prescrever medicamentos (tais como AAS, Quinino, …), regime e tratamento médico especializado;

(Inteiro Postal)

– Manter um registro dos pacientes examinados, do seu quadro clínico e do tratamento administrado ou prescrito;
– Estudar os exames e análises clínicas.

(Franquia Mecânica)

– Estudar as enfermidades e os transtornos que afetam o organismo humano.

ESPECIALIZAÇÕES MÉDICAS:
São diversas as áreas existentes na medicina, tais como:
– Medicina Cirúrgica – fazer cirurgias em órgãos externos e internos;

(Inteiro Postal)

– Medicina Clínica – diagnosticar e tratar doenças em todas as especialidades oferecidas;
– Medicina Esportiva – prevenir e tratar distúrbios originados da atividade esportiva;

(Carimbo Comemorativo)

– Medicina Legal – realizar autópsias, exames de paternidade e de corpo delito;

– Medicina Sanitária – atuar em postos de saúde e ambulatórios para o tratamento e a prevenção de doenças na comunidade;
– Medicina do Trabalho – prevenir e tratar doenças causadas pelo trabalho.

(Franquia Mecânica)

– Medina Oncológica – tratamento do câncer.

Temos ainda o médico: Acupunturista, Anestesiologista, Anatomopatologista, Analista ou Patologista Clínico, Angiologista, Dermatologista, Endocrinologista, Especialista em Doenças Tropicais, Especialista em Medicina Espacial, Fisiatra, Foniatra, Gastroenterologista, Geriarinolaringologista, Ortopedista, Pediatra, Proctologista, Puericultor, Pneumologista, Radiologista, Reumatologista, Sanitarista, Traumatologista, Tisiogista, Urologista, Venerologista, Psiquiatra, dentre outras.

(Inteiro Postal)

LOCAIS DE TRABALHO:

(Franquia Mecânica)

O médico exerce sua atividade individualmente (em consultório particular e de empresas) ou em equipe: em ambulatórios, dispensários, policlínicas, hospitais, casas de saúde, maternidade, asilos, abrigos e empresas. Também trabalha integrado ao Serviço Público, tais como em Ministérios, Secretarias Civis e Militares, Instituto Médico-Legal, Tribunais de Justiça do Trabalho, Previdência Social, comissões de Higiene e Segurança do Trabalho, serviços médicos de bordo, dentre outros, e nas Instituições de Pesquisa e Instituições de Ensino.

MÉDICOS PREMIADOS:

Muitos médico tiveram, no curso da história seu trabalho e inventos reconhecido mundialmente passando para os anais da história desta profissão. Muitos foram inclusive agraciados com o prêmio nobel da medicina.

CONGRESSOS MÉDICOS:

Congresso, simpósios congregam os profissionais da área, em todo o mundo, com objetivo de divulgar conhecimentos e pesquisas.

Como complemento a esta postagem anexo matérias que relacionam filatelia e medicina. Para acessá-las clique nos botões abaixo e baixe-as em seu computador:

LA FILATELIA BIOMEDICA por Emilio J. A. Roldán e Emilio J. A. Roldán, 2011.

Green Light toMedical Philately por Sajikumar. J

A Brief Iranian Medical History through Commemorative Postage Stamps por Ahmadreza Afshar

Medical philately: an overview por Pelteret RM

Ignaz Semmelweis – Hand washing pioneer por Pradeep Rangappa

ANAESTHESIA AND CRITICAL CARE por Pradeep Rangappa

Kidney Transplantation por Pradeep Rangappa

Caso este tema tenha lhe agradado comece uma coleção temática. Por outro lado, se não gostou do tema médico, continue procurando um assunto de seu interesse, para montar a sua coleção de selos!

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Sep 20, 2017
Farmacêutico e inventor germânico nascido em Frankfurt am Main, Alemanha, em 10 de agosto de 1814, famoso por fundar multinacional NESTLÉ, uma das… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Sep 19, 2017
No ano de 2016 o Correio Suíço emitiu o se-tenat que ilustra esta postagem. O peculiar nesta emissão é que o selo “Gotthardo 2016” é… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Sep 18, 2017
A “Sociedad Filatélica y Numismática de Alicante” escolheu, não por acaso, o 2º piso da Estação de Ônibus de Alicante para realizar sua… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui