Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Selos postais também são emitidos para promover a igualdade e a tolerância ao redor do mundo, em todos os campos, inclusive no que concerne as opções sexuais.

Pinçamos inicialmente a iniciativa da Administração Postal das Nações Unidas (UNPA, em sua sigla em inglês) que emitiu, no dia 04 de fevereiro de 2016, uma série composta de seis selos comemorativos que objetivam promover a campanha da ONU Livres & Iguais (Free & Equal). Esta emissão ilustra a chamada desta postagem.

Implementada pelo escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), esta campanha é uma iniciativa global de educação pública, dedicada a conscientizar o mundo a respeito da violência e discriminação homofóbica e trans fóbica, objetivando. em suma, promover um maior respeito pelos direito de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).
Estes selos postais celebram a diversidade sexual humana e marca a primeira emissão postal da ONU a retratar este tema. A série é de autoria do disigner Sergio Baradat, diretor de arte da Administração Postal das Nações Unidas.
Além de apresentar um casal gay num dos selos, um casal de lésbicas noutro e uma família homoafetiva num terceiro, outro selo mostra uma borboleta, para representar os transgênero, e noutra estampilha temas a figura humana metade vermelha, metade branca, representando pessoas bissexuais.

Com esta emissão a ONU ou mesmo outros países pioneiros, procuram unicamente frisar que os direitos dos LGBT são direitos humanos básicos, comuns aos seres humanos, vez que todos os indivíduos merecem ser tratados de forma equitativa e justa perante a lei.

No entanto, não podemos esquecer  que em muitos países do mundo ainda as pessoas LGBT não são reconhecidas ou respeitadas, e, além disso, sofrem agressões, discriminações legais e são inclusive mortas unicamente por sua opção sexual!

Muitas administrações postais entretanto tem recorrido aos selos postais para reafirmar os direitos e negar esta discriminação!

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

Os Correios da Finlândia, por exemplo, em setembro de 2014, emitiram 03 selos com ilustração de Tom of Finland, pseudônimo do artista Touko Laaksonen, dedicados a esta temática.

Alguns avanços legais são retratados em selos, como, por exemplo a Lei 26618, da República Argentina, que estabelece o casamento igualitário.

A bandeira LGBT é o símbolo do orgulho, do reconhecimento e da cultura LGBT a nível mundial.

Desenhada pelo artista plástico Gilbert Baker, em 1977, esta bandeira é composta por listas horizontais de seis cores diferentes (roxo, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho), semelhantes à do arco-íris. Estas cores representam a diversidade humana e também é retratada em selos postais.

(Inteiro Postal)

Paradas Gays são feitas em muitas partes do mundo.

(Carimbo Comemorativo)

A filatelia, como bem podemos ver, com estas ou outras emissões prega a diversidade e o respeito as opções ou orientações de cunho sexual, afinal, todos são seres humanos, apenas com individualidades, que devem ser respeitadas!

(Caderneta – Uruguai)

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Nov 20, 2017
A apresentação do “Catálogo Especializado de Perforados República Argentina” de autoria de Miguel José Casielles, Hugo Javier Lencina e…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Nov 20, 2017
Outro site interessante para os filatelistas temáticos é o France Internacional. Para acessá-lo clique no link que segue:…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Nov 19, 2017
A magia do espírito natalino depende de cada um de nós para transformar essa época do ano em um momento mágico e especial. A campanha Papai Noel Dos…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui