Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

A próxima exposição FIP se aproxima. A mesma ocorrerá no período de 3 a 7 de agosto na cidade de Bandung (no Trans Studio Convention Centre, cuja imagem ilustra a chamada), que é uma importante localidade situada na zona oeste da ilha de Java.

A mesma tem um clima fresco, o que a torna uma estância turística. É também um centro cultural e industrial importante. Fundada pelos holandeses em 1810, tem cerca de 4 milhões de habitantes, sendo a terceira maior cidade da Indonésia. Sob o ponto de vista histórico, a mesma em 1955, sediou a Conferência Mundial Afro-asiática, importante evento que deu origem ao Movimento dos países Não-Alinhado.

Feito este pequeno introito histórico-geográfico, vamos agora analisar rapidamente esta exposição FIP  sob a ótica dos números. A Comissão Organizadora (CO), presidida pelo filatelista temática Tono Putranto, admitiu um total de 371 coleções e 80 participações na classe Literatura Filatélica.

(Tono Putranto)

Como se esperava, a grande maioria dos trabalhos que estarão expostos, na Indonésia, daqui pouco menos de um mês, provem da Ásia e Oceania (60,6%). Por sua vez, somente 14,8% do total das coleções são provenientes das Américas. Para melhor entendimento vejamos o gráfico abaixo:

Se tomarmos por base, na sequencia, unicamente a área de abrangência da Federação Interamericana de Filatelia (FIAF), veremos, na imagem abaixo, que apenas 9 países, estarão presente em Bandung:

Ainda no âmbito da FIAF participam, também, na classe literatura, um total de 16 publicações, provenientes de:
Argentina: 2
Bolívia: 1
Costa Rica: 3
Espanha: 7
Estados Unidos: 2 e
Peru: 1.
Cabe consignar que a entidade mexicana admitida no âmbito da Federação Interamericana (Coleccionistas Filatélicos Unidos de México), não está habilitada a participar, por não ser reconhecida pela FIP. Esse país irmão participa, entretanto, neste certame competitivo, por meio da Federação Mexicana (reconhecida pela FIP) e apenas na classe Literatura Filatélica.
Antes de concluirmos esta postagem, é fundamental analisar também as participações tendo por critério as classes de competição. Considerando que nosso Blog tem uma abordagem temático observaremos apenas que:
38 coleção são temáticas (algo em torno dos 12%), sendo 6 de países membros da FIAF e apenas um brasileiro
6 coleções de um quadro versam sobre algum tema, sendo 3 de países membros da FIAF
70 coleção são juvenis (algo em torno dos 13%), sendo 7 de países membros da FIAF (Argentina, Brasil e Peru), destes 3 de juvenis brasileiros.
Na sequência segue a lista completa de inscritos em Bandung:

Bandung_por_classes

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Oct 24, 2017
Postcrossing é um projeto baseado na Internet, um espécie de clube virtual, que consiste na troca de cartões postais entre membros registrados no… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Oct 24, 2017
Santos Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e voar num aparelho mais pesado do que o ar, com… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Oct 23, 2017
Como foi noticiado na imprensa, seja geral, bem como nos blogs filatélicos, a Justiça Federal no Paraná condenou o empresário José Dirceu Veiga a… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui