Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

As Cavernas são cavidades naturais rochosas que possuem um conduto de circulação de água entre a entrada (sumidouro) e a saída (fonte ou exutório).

A caverna se forma quando água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando “ocos” no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de caverna.

(Franquia Mecânica)

A Espeleologia (do latim spelaeum, “caverna”, da mesma raiz da palavra “espelunca”, logia – estudos) é a ciência que se dedica aos estudos das cavidades naturais subterrâneas,  Segundo Gezé, a espeleologia é:

“… a disciplina consagrada ao estudo das cavernas, sua gênese e evolução, do meio físico que elas representam, de seu povoamento biológico atual ou passado, bem como dos meios e técnicas que são próprias do seu estudo”.

(Prova)

O espeleólogo Clayton Ferreira Lino, coordenador da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera diz que:

“As cavernas são um baú fabuloso de recordações da história do planeta e da vida” .

Dentro desse baú, há informações sobre a história geológica da Terra, a formação da vida no planeta e a evolução do ser humano.
Enquanto usavam as cavernas como casa, esconderijo e até como templo, nossos ancestrais deixaram inscrições nas paredes (pinturas), fósseis e materiais que dão pistas de como era a vida na época das cavernas.

(Inteiro Postal)

Não devemos perder de vista que as cavernas tem todo um conjunto de plantas e animais que lhes são próprios.
Tudo isto e muito mais pode ser abordado numa coleção filatélica dedicada a este tema.
Anexo 03 textos que abordam alguns aspectos deste interessante tema:
Archaeology and Cave Art, by Thomas Lera, NSS News, Vol. 58, No. 11, November 2000, pp. 314-315 and 326.

ESPELEOLOFILATELIA – UM RAMO DA ESPELEOLOGIA CULTURAL by José Ayrton Labegalini, in ANAIS do 31º Congresso Brasileiro de Espeleologia.

Edital 13/2010, ECT, Homenagem ao Paleontólogo Peter Lund e à Lagoa Santa/MG

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Oct 24, 2017
Postcrossing é um projeto baseado na Internet, um espécie de clube virtual, que consiste na troca de cartões postais entre membros registrados no… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Oct 24, 2017
Santos Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e voar num aparelho mais pesado do que o ar, com… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Oct 23, 2017
Como foi noticiado na imprensa, seja geral, bem como nos blogs filatélicos, a Justiça Federal no Paraná condenou o empresário José Dirceu Veiga a… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui