O Dia Mundial de Ação de Graças, ou Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês e Erntedank em alemão), é uma data móvel celebrada anualmente na quarta quinta-feira de novembro.

É basicamente um dia de agradecimento, em que além de expressar gratidão a Deus, as pessoas demonstram gratidão entre elas por tudo de bom que receberam ao longo do ano.

É um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e também do Canadá, com importância similar ao Natal e ao Réveillon.

(Carimbo Comemorativo)

Nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é um feriado comemorado em família, por isso, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os seus entes queridos.

Há muita fartura e são consumidos pratos tradicionais, tal como peru, batata-doce, purê de batata e tortas de abóbora, maçã e nozes, entre outras iguarias típicas.

Existe uma cerimônia em que o presidente americano perdoa dois perus. Isso quer dizer que ele livra esses animais da morte, já que milhões de perus são consumidos nessa ocasião.

No Brasil

A data foi instituída no Brasil pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949. No entanto, nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças em solo brasileiros.

Essa comemoração fica a cargo de algumas igrejas protestantes, bem como de famílias cuja origem seja norte-americana.

Origem

No início, a comemoração era feita no outono. Isso aconteceu em 1621, quando as pessoas organizaram uma festa para celebrar a colheita produtiva após terem tido um inverno bastante rigoroso.

Desde então, todos os anos havia festa para agradecer as boas colheitas.

Em 1863, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln decretou oficialmente que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças.

Meu caro leitor:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui