Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Desde 1896, a segregação racial nos Estados Unidos estava amparada numa injusta e reprovável decisão da Suprema Corte Americana que admitia escolas, hospitais, banheiros e bebedouros “separados porém iguais” para brancos e negros.

Em 17 de maio de 1954, contudo, a mesma Corte desamparou os racistas do sul do país ao decidir, no processo “Brown contra o Conselho de Educação de Topeka” (Case of Brown vs. Board of Education of Topeka), que a segregação nas escolas públicas feria a constituição americana.

(Carimbo Comemorativo)

O primeiro passo para essa vitória foi dado em 1952, quando a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP – Associação Nacional pelo Avanço das Pessoas de Cor) requereu a Suprema Corte revisão de cinco casos, o primeiro dos quais apresentado pela família da menina negra Linda Brown, que pleiteava o direito de matricular a filha numa escola pública para brancos perto de sua casa, na cidade de Topeka, localizada no Kansas.

Sensibilizado pelos argumentos do brilhante advogado da NAACP, Thurgood Marshall, …

… o então presidente da Suprema Corte, Earl Warren, escreveu em seu veredicto que “instalações educacionais separadas são inerentemente desiguais”.

Em seguida, determinou-se que a “dessegregação” deveria ser implementada já em 1955. A decisão era um marco, mas não seria imediatamente acatada por todos. “É um mero pedaço de papel”, declarou a seu turno o então governador da Geórgia, Herman Talmadge.

A decisão da Suprema Corte em favor de Linda Brown deu início a um processo que mexeria com a vida de aproximadamente 11 milhões de estudantes dos estados sulistas: 8,5 milhões de brancos e 2,5 milhões de negros. Mas a vitória judicial ainda levaria muito tempo e geraria confrontos até ser implantada de fato.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

May 11, 2018
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), entregou no dia 24 de abril último, a “Medalha Pierre de Coubertin” ao…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
May 11, 2018
O serviço postal do exército britânico entregou cerca de 2 bilhões de cartas durante a primeira guerra mundial (28 de julho de 1914 a 11 de novembro…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
May 10, 2018
O portal “PostEurop” informa que encontra-se aberto, entre 09 de maio até 09 de setembro, a exemplo de outros anos, o período para você…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of