Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

No dia 07 de julho último os Correios de Portugal lançaram a série de selos postais que ilustra esta matéria para homenagear os Arcebispos de Braga. Trata-se de seis selos com o valor facial de 0,50 € cada e uma tiragem de 125000 exemplares (cada) retratando: São Martinho de Dume, São Frutuoso, São Geraldo, D. Freire Bartolomeu dos Mártires, D. Rodrigo de Moura Teles e D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga (Arcebispo Primaz que celebra este ano Bodas de Ouro Sacerdotais). Além dos selos integra a emissão um bloco filatélico com o valor de 1,40 € e uma tiragem de 40000 exemplares. Todos os selos representam os retratos dos homenageados, em pinturas em óleo sobre tela, da coleção “Galeria dos Arcebispos” devidamente fotografadas para a emissão por Manuel Pitães. O design dos selos, por sua vez, ficou a cargo do Atelier Design&etc (Hélder Soares).
Ocorre que o CTT cometeu alguns equívocos na identificação dos homenageados. As imagens dos selos que foram dedicados a São Frutuoso e a São Martinho de Dume estão trocadas! Um filatelista chamou a atenção para o erro, nas redes sociais da empresa lusitana e a resposta oficial foi a seguinte:

“Por lapso as legendas dos selos dos Arcebispos S. Martinho de Dume e S. Frutuoso encontram-se trocadas na 1ª série que dedicámos aos Arcebispos de Braga. Pedimos desculpas a todos pelo acontecido e informamos que os selos em causa serão repetidos com as legendas corretas na 2ª série que dedicarmos a esta temática.” (http://sfaac-filatelia.blogspot.com.br/2017/07/emissao-arcebispos-de-braga-com-erro.html)

Eis, na sequência as fotos dos quadros da Galeria de Arcebispos, em Braga, que como já frisamos, serviram de base para a elaboração dos selos, em que se nota o erro:

Mas os erros não param por aí, não bastasse, ainda as datas das vigências dos selos dedicadas a São Geraldo e São Martinho de Dume estão igualmente equivocadas.
No entanto, consoante divulgou a impressa lisboeta (http://www.cmjornal.pt/cultura/detalhe/selos-dos-arcebispos-circulam-com-erros) a empresa postal informou que os selos com imprecisões não serão retirados de circulação. Fonte oficial dos CTT garante que esse é um procedimento usual em situações semelhantes, “tal como os organismos de referência aconselham nestes casos”, como forma de “evitar fenômenos de especulação”.
Faz parte da presente postagem o edital da emissão que reproduzimos in totum:

Portugal_2017_serie_arcebispos_de_braga_edital

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Sep 20, 2017
Farmacêutico e inventor germânico nascido em Frankfurt am Main, Alemanha, em 10 de agosto de 1814, famoso por fundar multinacional NESTLÉ, uma das… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Sep 19, 2017
No ano de 2016 o Correio Suíço emitiu o se-tenat que ilustra esta postagem. O peculiar nesta emissão é que o selo “Gotthardo 2016” é… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Sep 18, 2017
A “Sociedad Filatélica y Numismática de Alicante” escolheu, não por acaso, o 2º piso da Estação de Ônibus de Alicante para realizar sua… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui