Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

“Um erro, em gramática, é um solecismo; em teologia pode chegar a ser uma heresia; em poesia chama-se “pé-quebrado”; em música é uma desafinação ou fífia; em pintura é causa de riso; em arquitetura, de ruína; no comércio pode invalidar um contrato; em filatelia pode valer uma fortuna”. (Autor desconhecido)

Consultando um dicionário de língua portuguesa de uso comum, vemos que erro é:

“… uma consequência de uma ação inesperada, sem planejamento, conhecimento. Pode ser uma falha humano (sic) ou por equipamento. ” (http://www.dicionarioinformal.com.br/erro/)

O verbete erro, aplicado a filatelia, por sua vez, encerra a noção de que um selo ou peça filatélica determinada possui características diversas (diferentes) das que deveria ter, tomando por referência, o exemplar idêntico que foi realmente emitido, por variadas razões.

Assim, podemos afirmar que no geral, os erros filatélicos ocorrem por incúria ou falha de impressão. Estes podem materializar-se na prática: no deslocamento de uma parte ou de todo o desenho, na falta de uma parte deste ou de suas legendas, na ausência de uma ou várias cores, na impressão da imagem no lado oposto aquele que deveria ocorrer, no emprego de papel diferente daquele escolhido para a impressão, na divergência de picotagem ou mesmo na sua ausência, dentro outra razões.

A inclusão de erros, em nosso trabalho temático, é operacionalizado em nome da busca pela raridade, mas não somente. As mesmas presentes em nossa coleção permitem-nos demonstrar os conhecimentos de cunho filatélicos. Para tanto, podemos incluí-las como parte de estudos, apresentado sem tolher o desenvolvimento  temático, de forma comparativa com a emissão padrão. Vejamos:

Podemos também empregá-las de forma criativa, como lincagem temática para o desenvolvimento, como observamos nos exemplos que seguem. Logo a seguir apresentamos uma passagem da coleção de Damian Läge, em que este filatelia alemão usa a emissão borrada ou dupla de um dos selos para referenciar a regulagem do binóculo, no momento da observação de uma ave:

No primeiro (Passagem da coleção de Damian Läge)

Outro exemplo, pode ser colhido em nossa coleção de petróleo, em que as ausências sucessivas de cor no selo brasileiro que retrata a refinaria, com esmaecimento da coloração do mesmo, nos permite trazer a ideia do desaparecimento do petróleo. Isto é, o ouro negro está caminhando para o desaparecimento, tal qual a cor está desaparecendo no selo.

Em conclusão, os erros e o seu emprego na coleção temática, são uma das muitas razões que tornam nosso passatempo este misto de arte e de ciência apaixonante.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Nov 18, 2017
Recebemos a boa notícia que o Dr. Luiz Cláudio Fritzen foi aprovado em seu trabalho, efetuado em Bandung, como jurado aprendiz, na classe Filatelia…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Nov 17, 2017
A presente postagem tem por objetivo compartilhar a experiência do Felipe Cesar Borin Silvano com os leitores do Blog. Em outras palavras, estamos…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Nov 17, 2017
A aspirina é um dos medicamentos feitos à base de ácido acetilsalicílico – AAS (em latim acidum acetylsalicylicum) mais populares no mundo,…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui