Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Farmacêutico e inventor germânico nascido em Frankfurt am Main, Alemanha, em 10 de agosto de 1814, famoso por fundar multinacional NESTLÉ, uma das maiores empresas que fabricam alimentos, bebidas e chocolates em todo o mundo na atualidade.

(Inteiro Postal)

Filho de Johan Ulrich Matthias Nestle e de Anna María Catharina Ehemann, ambos provenientes de abastadas famílias alemãs, foi o undécimo de catorze irmãos, teve uma infância infância normal, recebendo uma educação religiosa luterana.

(Franquia Mecânica)

A partir dos 15 anos começou a interessar-se por química e farmacologia, mas em função de problemas políticos no seu país, exilou-se na Suíça (1833) onde concluiu sua graduação média (1834) aos 20 anos. Em seguida trabalhou como farmacêutico (1834-1839) e realizou muitos experimentos inventando novas bebidas e soluções. Radicado em Vevey, na Suíça, adotou a grafia francesa de seu nome, como passou a ser conhecido até hoje.

(Flâmula)

Interessado na industrialização de alimentos, adquiriu una pequena propriedade para produção de azeite para consumo humano e para uso em bebidas alcoólicas, vinagre e outros produtos alimentícios. Logo desenvolveu um projeto para beneficiar águas minerais, com e sem gás carbônico, além de limonada gasosa, tornando-se um dos pioneiros na fabricação de bebidas de mesa engarrafadas e aromatizadas.

(Inteiro Postal)

Preocupado com os elevados índices de mortalidade infantil, começou a estudar (1843) um produto que se revelasse eficaz na alimentação das crianças nos primeiros meses de vida, baseado, segundo dizia, no “bom leite de vaca”. Devido a uma depressão econômica circunstancial, abandonou o negócio de bebidas e suas pesquisas em alimentos, para se dedicar à iluminação pública e à produção de gás.

(Inteiro Postal)

Depois se envolveu com o desenvolvimento de materiais para a construção civil, criando e fabricando aglomerantes resistentes à água e inventando um cimento artificial. Finalmente (1867) ele apresentou o invento que o tornou famoso. James Charles Louis Schnetzler, filho de um amigo e colaborador em seus inventos, com poucos meses de vida encontrava-se em precárias condições de saúde por não poder se alimentar com o leite materno. Sem perspectiva de sobrevivência, eles decidiram administrar um novo composto alimentar formulado a partir de leite de vaca e farináceos, como experiência e na tentativa de salvar a vida do bebê. Os resultados foram surpreendentes e salvaram o pequeno James. A esse produto milagroso ele deu o nome de farinha láctea, a famosa Farine Lactée Henri Nestlé, e deu início a sua produção industrial.

(Franquia Mecânica)

Estava assim criado um produto que revolucionou a alimentação humana e o embrião da primeira empresa alimentar do mundo: a Societé Farine Lactée Henri Nestlé, destinada inicialmente (1867) apenas à produção e comercialização desta nova “farinha”. A novidade se revelou eficaz na alimentação das crianças nos primeiros meses de vida e, com o enorme sucesso, logo passou a ser exportado para outros países da Europa.

(Franquia Mecânica)

O notável êxito comercial, permitiu ao seu criador definitivamente abandonar os outros negócios e consolidar sua situação econômica. Abriu um escritório em Londres (1868) que nos cinco anos seguintes, controlou as exportações para a América do Sul e Austrália. Posteriormente também inventou e comercializou outros produtos alimentícios de sucesso em todo o mundo, impulsionando o crescimento acelerado da sua empresa.

(Franquia Mecânica)

Com uma sólida posição econômica e social, decidiu vender sua empresa (1874) por cerca de um milhão de francos, comprada por uma sociedade formada por Perre-Samuel Roussy, Jules Monnerat e Gustave Marquis e outros sócios menores, empregados de confiança e familiares, e foi morar em Glion (1875), onde passou a se dedicar aos ramos de hotelaria e turismo, como também a numerosas obras sociais, até que morreu em sua própria casa de Glion, em 07 de julho de 1890, aos 76 anos de idade. Entre seus irmãos foi o único que se casou mas não deixou descendência direta.

(Inteiro Postal – PUBLIBEL)

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Dec 18, 2017
A Emirates Philatelic Association, com a cooperação do Dragon Mart 2, realizará, no próximo ano, uma exposição filatélica sob a denominação…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Dec 17, 2017
Os Correios Bolivianos, dentro da série que dedica as personalidades da filatelia boliviana, acaba de emitir um selo postal que rende uma justo…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Dec 16, 2017
Agora é a vez de adicionarmos a base do Blog o trabalho do filatelista temático holandês, radicado na África do Sul, Wobbe Vegter. Vegter é autor do…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui