Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Teclas é um adolescente de 14 anos, bastante inteligente e distraído.
Só vivia para uma coisa – a Internet! Ficava tão absorto pela net que passava o dia navegando por todos os sites de música, msn, para conversar com os amigos. Contudo, era um bom estudante, pois tinha notas muito boas.
Chamavam-lhe Teclas por passar tanto tempo agarrado ao computador. O seu verdadeiro nome era José Pedro mas a família e amigos tratavam-no por Zeca. Mas vamos continuar chamando-lhe Teclas.
Um dia, o Teclas estava muito entretido navegando em seu computador fazendo uma pesquisa na Internet. Era para um trabalho de pesquisa para a escola.
A dada altura, apareceu-lhe um website com imagens de selos. O Teclas sabia o que eram selos, pois lá em casa, de vez em quando, alguém recebia uma carta selada; porém, nunca se tinha debruçado sobre aquele tema.
Percorreu o site e foi fazendo as suas descobertas. Viu que muitas pessoas colecionavam selos e que a esse passatempo se chamava Filatelia.

(Autor autografando sua obra, foto captada em http://nfncm.blogs.sapo.pt)

Prefácio do livro “Teclas, o Filatelista”
João Paulo surpreende-nos neste livro na forma inédita de abordar o mundo do colecionismo. Não é comum encontrar na ficção o tema abordado com a mestria proporcionada na presente obra. Para além, da parte da ficção do nosso “Teclas”, o herói deste livro, transmite-nos muitas informações, dos caminhos a seguir para quem pretenda encontrar no colecionismo um modo de aprender um pouco mais do mundo que o rodeia. A filatelia é aqui abordada numa vertente cultural, sendo esta, a motivação do verdadeiro colecionador. Esta circunstância do livro valoriza-o significativamente.
Incentivar os jovens e os menos jovens em despertarem o gosto pelo colecionismo é uma atitude nobre. Devo referir, que muitos dos nossos museus tiveram origem de quem se interessa por reunir objetos, de os estudar e ordenar. Este livro vai também neste sentido. Certamente quem tiver a curiosidade de o ler verá de uma forma diferente esta atividade cultural.
A Filatelia é sem dúvida uma forma por excelência de colecionismo. O selo postal, depois de observado com mais atenção transmite-nos quase sempre, uma parte significativa da cultura de um povo, e por isso, o torna uma preciosidade divulgadora da sua cultura. Preparar uma coleção, exige da parte do colecionador um grande esforço de investigação despertando no paciente filatelia o gosto pelo saber. A filatelia proporciona-nos este gosto através do labor de uma coleção.
João Paulo desenvolve neste livro, por vezes, uma linguagem muito próxima da utilizada por alguns dos nossos jovens, o que revela a sua atenção à forma como os jovens utilizam a língua portuguesa. Sabemos, se não a utilizarem no seu grupo, poderão ser afastados dele. Com muita sabedoria, João Paulo, consegue levar-nos igualmente a uma reflexão sobre o valor da filatelia, sendo esta, uma boa opção, que nos leva ao conhecimento. Aconselho vivamente a leitura deste livro.

Rui Pais de Carvalho (in http://tudocultural.blogspot.com.br/2012/01/prefacio-do-livro-teclas-o-filatelista.html?m=0)


Editora: Chiado
Data de publicação: maio de 2013
Número de páginas: 91
ISBN: 978-989-697-973-7
Coleção: Viagens na Ficção
Gênero: Ficção

Idioma

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Oct 24, 2017
Postcrossing é um projeto baseado na Internet, um espécie de clube virtual, que consiste na troca de cartões postais entre membros registrados no… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Oct 24, 2017
Santos Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e voar num aparelho mais pesado do que o ar, com… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Oct 23, 2017
Como foi noticiado na imprensa, seja geral, bem como nos blogs filatélicos, a Justiça Federal no Paraná condenou o empresário José Dirceu Veiga a… >> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui