Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Fundado em 2010, o Institute for Analytical Philately, Inc. é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo patrocinar atividades de pesquisa técnica para melhorar o colecionismo filatélico. A IAP procura basicamente auxiliar os filatelistas a obter novos conhecimentos através da aplicação de métodos científicos rigorosos. A mesma parte da premissa, consoante lemos em sua webpage, de que um dos aspectos mais importantes da pesquisa é a disseminação de resultados, assim todos os filatelistas que receberem subsídios do IAP devem publicar suas descobertas em revistas de registro, tanto científicas quanto filatélicas, para dar-se ampla divulgação as descobertas.

De acordo com um comunicado de imprensa publicado no momento de sua fundação, numa tradução literal, lemos:

“O Instituto foi fundado por um grupo de filatelistas dedicados que, em suas “outras” vidas, são igualmente cientistas e pesquisadores.”

Em um interessante artigo, intitulado “Philately e DNA” da lavra de Robert M. Bell e Robert S. Blackett, que aparece publicado na edição de março de 2012 da American Philatelist, o Instituto de Filatelia Analítica é mencionado como possivelmente envolvido na pesquisa de como a análise de vestígios de DNA, presentes em selos e envelopes, que tiveram contato com a saliva humana (foram lambidos), podem revelar a identidade de pessoas não identificadas que morreram há muitos anos. O artigo pode ser lido na sequência:

IAP_artigo_filatelia_e_dna

No ano de 2012, mais precisamente, no mês de novembro daquele ano, o instituto organizou seu Primeiro Simpósio Internacional de Métodos Analíticos em Filatelia, evento que ocorreu no Smithsonian National Postal Museum, na cidade de Washington, DC.

(Imagem disponível no website da IAP)

Em 2015 o segundo evento foi realizado em Chicago. O “Terceiro Simpósio Internacional de Métodos Analíticos na Filatelia”, por sua vez, será realizado de 13 a 15 de outubro de 2017, nas instalações da “Royal Philatelic Society London”. O mesmo tem um interessante programa que pode ser consultado na íntegra, logo a seguir:

IAP_simposio_2017_programa

Da leitura do mesmo, temos a grata satisfação de termos um brasileiro dentre os palestrantes, refiro-me ao Coordenador dos Grupos de Estudos da Sociedade Philatelica Paulista (SPP), Dr. Fernando Silva Moreira dos Santos, que realizará uma palestra com o título: Non-destructive Analyses: Creating Standards for Imperial Brazilian Stamps from a Case Study of Cottens Essays.

(Fernando S. M. dos Santos)

Para que possamos entender um pouco sobre o que vai ser visto neste Simpósio, abaixo você pode assistir a palestra “Filatelia – Ensaios de Cottens” proferida pelo Dr. Fernando para SPP, que trata do mesmo tema objeto da sua manifestação no seminário. Eis:

Antes de concluirmos esta postagem cabe lembrar que a IAP mantém um website na rede, mais precisamente, no endereço:

http://analyticalphilately.org

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

May 11, 2018
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), entregou no dia 24 de abril último, a “Medalha Pierre de Coubertin” ao…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
May 11, 2018
O serviço postal do exército britânico entregou cerca de 2 bilhões de cartas durante a primeira guerra mundial (28 de julho de 1914 a 11 de novembro…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
May 10, 2018
O portal “PostEurop” informa que encontra-se aberto, entre 09 de maio até 09 de setembro, a exemplo de outros anos, o período para você…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of