Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

O xadrez é um jogo de tabuleiro, de caráter competitivo, disputado entre dois participantes. Cada um é representado por peças de cores opostas, geralmente são utilizadas pretas e brancas, mas não necessariamente.

(Prova)

O objetivo do jogo é conquistar o “rei” de seu adversário, através do xeque-mate.

(Inteiro Postal)

Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.

Cada peça tem sua particularidade no modo de movimentar-se sobre o tabuleiro. Ao peão, são apenas permitidos movimentos frontais, de modo que o primeiro movimento de cada peão pode abranger duas casas, os outros movimentos se restringem a uma casa à frente. Embora se movimente para frente, o ataque do peão sempre ocorre na diagonal.

(Franquia Mecânica)

A torre pode correr, sem restrições de número de casas, para frente/trás/direita/esquerda. O cavalo realiza movimentos em “L” (duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele), para qualquer direção.

O movimento do bispo ocorre, assim como no caso das torres, sem limitação de casas, porém apenas no sentido diagonal.

A rainha tem livre movimentação no jogo. O rei pode apenas ser movimentado de casa em casa, ainda que em qualquer direção do tabuleiro.

A movimentação das peças, por parte dos jogadores, é feita a partir de estratégia bastante pensada. É por isso que se costuma usar o xadrez como analogia para quaisquer outras ações de estratégias, como as ações políticas, por exemplo.

(Inteiro Postal)

A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais.

Não há dúvida que ao longo da história do xadrez existiram muitos jogadores excelentes que reformularam e redefiniram a forma que o jogo é executado. Eles se sobressaíram aos demais, deixando um marco na história do jogo. Dentre eles podemos destacar: Anatoly Karpov (russo), …

…, bem como, José Raúl Capablanca (cubano).

(Carimbo Comemorativo)

Olimpíadas são feitas neste jogo, em diversas partes do mundo.

No campo das emissões, o primeiro selo postal com o tema do xadrez foi emitido na Bulgária em 1947, sendo comemorativo dos jogos dos Balcãs e no ano seguinte, a então URSS, emitiu uma série com três selos comemorativos do 16º Campeonato Mundial de Xadrez, realizado no mesmo ano.

A partir de então outros países emitiram seus próprios selos como Polônia, Bulgária, Filipinas, Cuba entre outros.

Trata-se de um tema muito popular, no campo filatélico. Acerca do mesmo podemos indicar dois catálogos, existentes no mercado internacional, que podem muito ajudar aficionados. Vejamos:

Sem dúvida um tema interessante, apaixonante, se você gostou da partida, entre nela e monte sua coleção temática sobre este tema! Caso negativo procure o seu tema de predileção!

(Franquia Mecânica)

Anexo a esta postagem, para download, dois arquivos pdf, que versam sobre o tema:

The Meter Stamps of ‘Chess’ Magazine by Miles Patterson

 El Ajedrez moralizante en la Filatelia por José Manuel Lagarejos

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Dec 18, 2017
A Emirates Philatelic Association, com a cooperação do Dragon Mart 2, realizará, no próximo ano, uma exposição filatélica sob a denominação…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Dec 17, 2017
Os Correios Bolivianos, dentro da série que dedica as personalidades da filatelia boliviana, acaba de emitir um selo postal que rende uma justo…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Dec 16, 2017
Agora é a vez de adicionarmos a base do Blog o trabalho do filatelista temático holandês, radicado na África do Sul, Wobbe Vegter. Vegter é autor do…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui