Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

A presente postagem tem por objetivo compartilhar a experiência do Felipe Cesar Borin Silvano com os leitores do Blog. Em outras palavras, estamos tentando contribuir para que outros jovens sigam os mesmos caminhos e sejam também encantados pela filatelia.

(Borin na infância com roupa de carteiro)

Certo que no caso do Borin tudo é fruto de um projeto familiar, que assim como ocorreu com este blogueiro, contribuiu muito para o seu encantamento filatélico.

(2008 – primeiros passos)

Nascido em 03 de abril de 2000, na cidade de Piracicaba (SP/), o mesmo é filho do filatelista Fernando César Silvano e de Marilice Borin Silvano. Interessado, com o apoio familiar e de seus pares, o filatelista mirim foi buscar  conhecimento e participou, em tenra idade, de um curso de filatelia ministrado em Campinas, pelos Correios, como mostra a foto abaixo (em 2012).

A coleção que tem encantado Felipe versa sobre Dom Bosco, ou seja, um tema religioso, que está longe de fauna e flora as temáticas mais comuns nesta faixa etária.

Fazer uma coleção de selos sobre Dom Bosco tem toda uma história que o próprio Borin, nos narrou por e-mail  e que tão somente reproduzimos:

“Sr Alcides Rensi é comerciante de materiais colecionáveis em Piracicaba.
Em 2008, uma vez por mês, sempre no domingo matinal, realizava encontros na loja, que na época, ficava na rua principal da cidade.
Num desses encontros, o Sr Rensi me ofertou alguns selos, sendo um deles o de Malta (cor rosa), de Dom Bosco, e que cuja imagem tem na escola que estudava, no Colégio Dom Bosco (Salesianos), assim surgiu o interesse pelo tema.
No ano seguinte, com a ajuda do meu pai, já tinha uma modesta coleção, porem linda, pois a maioria das peças filatélicas eram FDCs, de aproximadamente 40 países.
Quando expus na Lubrapex – 2009, o jornal salesiano fez matéria sobre minha participação no evento, e passei a ser prestigiado por toda escola, principalmente com as meninas.”

(DB Informa)

A coleção hoje, bem organizada, tem um bom plano que o permite seguir adiante. Vejamos abaixo:

O capricho reflete nas premiações de seu trabalho de invejar muito veterano, eis:

Interessado sempre esteve disposto a aprender e foi procurar se instruir com os melhores. Em 2013, numa exposição nacional juvenil ocorrida em Lorena, esteve em excelente companhia:

(Com Rosa Bicalho)
(Com o saudoso Comandante Marinho)
(com o Professor Maurício e com o saudoso Marinho)

Tornou-se um frequentador das reuniões do clube em Campinas e das atividades desenvolvida nos Correios, nas ações da Dona Celinha. Vejamos:

(Borin em destaque – 2013 – Clube Filatélico Mirim de Campinas)
(Com a família e Dona Celinha)

Em 2015, não se furtou a visitar a BRAPEX e aprender um pouco mais. A imagem fala por si só!

(Com Maurício)

Não bastasse a coleção de elevado nível, Borin costuma também produzir artigos, versando sobre a temática escolhida, que inclusive já foram publicados no FILACAP  (2013 e 2015). Eis:

Dom_bosco_filacap

O jovem que finalizou o seu ensino médio este ano, nos informou que já logrou êxito no seu primeiro vestibular para Engenharia da Computação, na Universidade São Francisco. De um de seus e-mails podemos extrair que:

“Sem duvida, a filatelia me ajudou muito a entrar na Universidade.”

Certíssimo Silvano, pois a cultura filatélica contribui em muitas frentes! Que você Borin siga adiante sendo orgulha para sua família e seus pares. Sem dúvida uma vivência de sucesso!

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Dec 18, 2017
A Emirates Philatelic Association, com a cooperação do Dragon Mart 2, realizará, no próximo ano, uma exposição filatélica sob a denominação…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Dec 17, 2017
Os Correios Bolivianos, dentro da série que dedica as personalidades da filatelia boliviana, acaba de emitir um selo postal que rende uma justo…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Dec 16, 2017
Agora é a vez de adicionarmos a base do Blog o trabalho do filatelista temático holandês, radicado na África do Sul, Wobbe Vegter. Vegter é autor do…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático

CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui