As coleções de selos preparadas para exposições, daqueles colecionadores que tem idade inferior a 21 anos, se enquadram na classe denominada Filatelia Juvenil. Esta classe abarca todas as disciplinas filatélicas das classes existentes para os adultos. Regulamentos especiais e diretrizes tem sido estabelecidas pela FIP para julgar a avaliação dos materiais expostos pelos jovens.

A FIP reconhece que os jovens são capazes de estudar e formar coleções filatélicas, limitados somente por sua progressão acadêmica/intelectual. Consequentemente a Filatelia Juvenil se divide em três grupos de idade da seguinte forma:

Classe etária “A” – Jovens com idades dos 13 aos 15 anos
Classe etária “B” – Jovens com idades dos 16 aos 18 anos
Classe etária “C” – Jovens com idades dos 19 aos 21 anos

(Franquia mecânica)

Estas faixas etárias tem ênfase crescente no desenvolvimento filatélico e no rigor avaliatório, por parte dos jurados.
Espera-se que os mais jovens, isto é, os contidos no grupo etário “A” sejam capaz de cumprir os requerimentos basilares de limpeza, clareza e composição de páginas cujo manejo deverão realizar ao longo de sua vida filatélica. O nível de habilidades filatélicas exigidos para este grupo etário inclui entre outras coisas, ser capaz de utilizar catálogos e demonstrar uma clara conexão entre o título da exibição e o material exposto.

Avançando o grupo de idade “B” os jurados esperam a inclusão de explicação de tarifas, uma suave melhora do material exposto de acordo com o plano e um claro conhecimento dos termos e a literatura filatélica pertinente.

O grupo de idade “C” está considerado como uma etapa transitória para as classes adultas. Neste grupo de idade se espera que o jovem expositor tenha realizado algum estudo e investigação mais profunda através do uso de algum material importante, reconhecida suas limitações de cunho econômico. Aqueles que alcancem uma medalha de vermeil terão mostrado ser capazes de manter um nível comparável nas classes adultas.

(Carimbo comemorativo)

(Postagem atualizada em: 07/V/2023)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui