Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Os primeiros selos, emitidos pela Inglaterra, os nossos Olhos-de-boi, bem como diversas séries brasileiras e estrangeiras antigas não eram picotados.

Para separar um selo do outro, os funcionários dos correios usavam tesouras ou simplesmente rasgavam com as mãos. Daí a grande variedade nas margens dos selos chamados clássicos, que constituem um estudo à parte. Posteriormente com a introdução da máquina de picotar o serviço postal foi facilitado sensivelmente. Porém com o uso de diversos instrumentos perfuradores, surgiu uma gama de variedade de picotagens diferentes. Para fazer esse ordenamento, o fundador da Sociedade Filatélica de Paris, o Médico Jacques Auguste Legrand introduziu o uso do odontômetro (perforation gauge em inglês), em 1866, que servia basicamente para medir as perfurações dos selos. Segundo podemos verificar em qualquer dicionário o odontômetro é uma:

“Pequena régua graduada que serve para determinar o número e o gênero dos recortes em forma de dentes dos selos postais.” (https://www.dicio.com.br/odontometro/)

Normalmente o odontômetro é impresso em cartão, plástico, metal ou papel, embora hoje em dia também existam programas de computador (estamos nos referindo ao EzPerf desenvolvido pela empresa Canadense SoftPro 2010), bem como, odontômetros eletrônicos digitais e até mesmo outros dispositivos bem mais sofisticados.

(Odontômetro eletrônico digital da marca Perfotronics)

Para fazer a medida da denteação (picotagem) basta colocarmos o selo na escala do odontômetro e assim verificamos os intervalos entre os dentes.

Esta medição é feita tomando-se por base a medida de dois centímetros.
Caso um selo tenha “picotagem 13”, quer dizer que tem “13 perfurações em dois centímetros”.
Quando se indica só uma medida, como a picotagem 13 mencionado anteriormente, significa que o selo tem picotagem 13 em seus quatro lados. Entretanto se aparecem dois valores separadas por um “x”, por exemplo 13×14, se está especificando que o selo tem picotagem 13 nos lados horizontais e 14 nos verticais (o primeiro número sempre corresponde aos lados horizontais).
Por último, se a indicação é de dois números separados por um hífen (por exemplo, picotagem 13-14), significa que o selo tem uma picotagem composta e pode medir qualquer das combinações que decorram de ambos os números (13, 14, 13×14 ou 14×13), e por isto é possível encontrar esse selo em uma ou mais destas medidas.
Para ilustrar esta postagem anexo um brinde que segue junto com a Revista Filatelia n.º 3 da FEBRAF, refiro-me a um ODONTÔMETRO DE LINHAS DIVERGENTES:

Revista_FEBRAF_brinde_para_os_leitores_v3

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Apr 25, 2018
A Cerimônia de premiação da 38ª edição do “National Best Stamp Popularity Poll”, evento que escolheu o melhor selo emitido pelos Correios…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Apr 25, 2018
O belo e aparentemente bem produzido selo emitido recentemente pelo Tajik Post, que ilustra a chamada desta postagem, faz parte de uma série de seis…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Apr 24, 2018
Noutra postagem referenciamos, aqui no Blog, a emissão postal do Reino Unido celebrando o centenário da Royal Air Force (RAF). Cabe consignar que…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui