Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

1) Mamífero Alado: Os morcegos são pequenos mamíferos voadores que possuem os membros anteriores transformados em asas. Como todos os mamíferos, esses animais possuem o corpo coberto por pelos e alimentam seus filhotes com leite produzido nas glândulas mamárias das fêmeas.

2) Habitat: Há 1.100 espécies de morcegos existentes no mundo e no Brasil 138 espécies. Eles podem ser encontrados em quase todas as regiões do planeta Terra, com exceção das regiões mais frias, como os polos.

(Carimbo: Bat Cave)

3) Ecolocalização: Os morcegos se orientam através da ecolocalização. Por viver em total escuridão, ele utiliza a ecolocalização para se orientar, conseguindo localizar obstáculos e também suas presas. Na ecolocalização, esse animal emite sons com frequências muito altas (incapazes de serem ouvidas pelo ser humano), que quando batem em algum obstáculo, voltam ao animal em forma de eco, e assim ele consegue se orientar e saber a que distância se encontra o obstáculo à sua frente.

4) Alimentação: Os morcegos tem hábitos alimentares muito variados, vejamos:

(Franquia mecânica)

– Ao se alimentar, o morcego frugívoro ajuda na disseminação das sementes de árvores. Esse animal se alimenta somente de frutas; e com esses hábitos alimentares ele consegMorcegos hematófagosue espalhar as sementes das árvores, que, quando caem no chão, germinam e se tornam uma árvore. Dessa forma, esse morcego ajuda no reflorestamento, recuperando matas e florestas destruídas pelo homem. Há inúmeras espécies de plantas que dependem exclusivamente do morcego para espalhar suas sementes.
– O morcego insetívoro ajuda a controlar as populações de insetos. Esse animal se alimenta de insetos como besouros, grilos, baratas, gafanhotos, entre tantos outros, inclusive os que destroem lavouras. Dessa forma, ele consegue manter a população de insetos controlada.

(Carimbo Comemorativo)

– O morcego polinizador é um grande ajudante da natureza. São aqueles que têm sua dieta baseada no pólen e no néctar das flores. Eles são muito encontrados na região do cerrado, Amazônia e Mata Atlântica e são considerados benéficos ao homem, por propiciarem a polinização das flores, favorecendo a geração de frutos e, consequentemente, de descendentes.

(Carimbo Comemorativo)

– Existem espécies de morcegos onívoros, são os que tem uma alimentação bem diversificada, ou seja, os que se alimentam de pólen, frutas e insetos, pequenos peixes e até mesmo, folhas de plantas.

– Morcegos hematófagos, são os que se alimentam de sangue, sendo também conhecidos como morcego-vampiro. De todas as espécies de morcegos conhecidas, apenas três espécies são de morcego-vampiro, sendo que todas elas podem ser encontradas na América do Sul.

O morcego-vampiro se alimenta do sangue de vertebrados como gado e outros mamíferos. Esse morcego possui em sua saliva uma substância anticoagulante que impede que o sangue da vítima coagule, permitindo ao morcego se alimentar. Esse morcego é muito temido por criadores de gado e também pelos humanos, por ele ser um dos transmissores da raiva, doença grave que leva à morte.

5) Inspiração e lendas: O morcego é um animal cercado de lendas e histórias. É geralmente associado aos vampiros, que se notabilizaram no cinema, gerando inúmeras produções, tendo-os como personagem central do enredo.

(Carimbo Comemorativo)

Béla Lugosi, por sua vez, eternizou–se no papel do Conde Drácula. Este peculiar mamífero também inspirou a criação de Batman, o famoso herói de quadrinhos, séries e filmes.

6) ANEXOS: Juntamos, como complemento desta postagem, sete textos, onde poderemos ver muitas imagens de materiais filatélicos retratando morcegos, bem como, outras facetas deste fascinante animal. Eis:
Edital 27/2010 da ECT: Morcegos – Famílias que ocorrem no Brasil

American Bats Make A Postage Stamp Debut

Born Oct. 20: Bela Lugosi by Michael Baadke

Bats on Stamps around the Word by Wolf-Peter Friedrich, in Magazine Bats, spring 2014, volume 31, n. 1

Bats in the post by Elery Hamilton-Smith, The Biology and Conservation of Australasian Bats, edited by Bradley Law, Peggy Eby, Daniel Lunney and Lindy Lumsden. Royal Zoological Society of NSW, Mosman, NSW, Australia. 2011.

Batman Honored by U.S. Postal Service to Celebrate 75 Years of the Timeless Super Hero, 2014.

Les chauves-souris, Communiqué de Presse, Février 2013

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 17, 2018
Trata-se de um tipo de serviço postal adotado por alguns países para enviar discos, num primeiro momento, bem como, fitas num segundo momento, com…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 16, 2018
Diane Fossey (16 de Janeiro de 1932 – 26 de Dezembro de 1985) foi uma etóloga e zoóloga americana que se especializou no estudo dos gorilas. Ao longo…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 16, 2018
Em outra postagem publicada aqui no Blog, observamos que certos selos produzidos por administração postais mundo afora apresentam textos ou marcas…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui