Aqui no Blog já abordamos Revistas não filatélicas (Playboy, The New Yorker, Life) que retrataram em sua capa selos postais, roupas inspiradas na filatelia, assim como, livros e filmes que tem selos em sua trama. Agora é a vez de rótulos de mercadorias, de produtos comerciais que retratam ou retrataram selos ou foram produzidos com inspirações nestes. Numa rápida busca na internet, sem pretensão de se elaborar uma lista exaustiva, nos deparamos com dois produtos que  buscaram na filatelia inspiração para chamar atenção e vender suas mercadorias. Eis:

A primeira que trazemos a baila é Dr Pepper. Trata-se de uma marca de refrigerante gaseificado, com corante de caramelo, comercializado nos EUA pela Cadbury Schweppes Americas Beverages, uma empresa da Cadbury Schweppes. A sua sede situa-se em Plano, no Texas. Esta marca de refrigerantes lançou, em 2016, nos Estados Unidos a campanha “Pick Your Pepper” (Escolha sua Pepper), com milhares de opções de rótulos para suas garrafas.
A fabricante de bebidas exaltou, com esta campanha, a individualidade, incentivando os consumidores a escolher um rótulo que mais se identifique com eles. Durante a campanha, a fabricante colocou rótulos únicos no mercado, aproveitando a tecnologia de impressão digital. Aliás é a primeira vez que foi modificado a apresentação tradicional deste produto. Dentro desta jogo da marketing surgiu o rótulo que segue, reproduzindo, como fica bem claro na imagem, alguns selos postais.

Um outro exemplo é da cerveja “Tropical Christmas Saison“, marca de exportação da cervejaria artesanal mineira Wäls. Trata-se, segundo o fabricante, de um cerveja refrescante que traz na receita uvas passas, figo, coentro e cascas de laranja. No rótulo o produto estampa uma das mais famosas paisagens brasileiras, ilustrada na forma de selo postal (picotada).

Antes de concluir, cabe observar, que a postagem não busca divulgar os produtos arrolados, o Portal não é patrocinado por estes, mas tão somente inter-relacionar de forma ilustrativa, diríamos didática, o marketing sendo influenciado pela filatelia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui