Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Pouco depois de chegar a Arles, em 1888, o pintor Vincent van Gogh …

… conheceu o carteiro Joseph Roulin, tornando-se seu amigo íntimo. Ele é mencionado frequentemente em sua correspondência, segundo evidências históricas.

(Flâmula)

No universo de seu trabalho chegou a pintar cinco retratos de Roulin. O artista holandês desejava basicamente infundir em seu personagem sua própria compreensão e reação.

Ao ponto de escrever a seu irmão Theo:

“Não sei se posso pintar o carteiro como eu o sinto…”

Incontestável portanto, o fato de que o impacto da personalidade do Carteiro sobre van Gogh foi algo evidente e indiscutível.

Nesta famosa obra pintada, em agosto de 1888, pode-se segundo escreve Cassandro Davi Emer (no web site tompuro), observar o personagem (carteiro) na posição agressiva de sua cabeça, com um olhar direto e penetrante, bem como, apresentando mãos nervosas.

No ano anterior em Paris (1887), van Gogh abandonara a tonalidade contida, que lhe vinha impregnado da Escola de Haia, e passou a adotar a técnica de cor e pinceladas características dos mestres impressionistas.

Não menos importante, no amadurecimento de seu estilo, foi a influência das gravuras japonesas, não podemos olvidar.

As cores claras e positivas e os traços lisos e ousados atraíam-no como meio de realizar nova forma de expressão, vigorosa e deliberadamente primitiva.

(Flâmula)

Em consequência, na pintura objeto desta postagem, van Gogh fez do carteiro um personagem alto e imponente, que enche toda a tela.

O uniforme do carteiro é azul, com botões dourados em destaque e, como faria Sharaku, van Gogh o colocou sobre um fundo mais claro, deveras contrastante. Sem dúvida um quadro impactante, tendo como sujeito um personagem postal (o carteiro) e contando com uma farta reprodução em material filatélico, como se vê.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

May 11, 2018
Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), entregou no dia 24 de abril último, a “Medalha Pierre de Coubertin” ao…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
May 11, 2018
O serviço postal do exército britânico entregou cerca de 2 bilhões de cartas durante a primeira guerra mundial (28 de julho de 1914 a 11 de novembro…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
May 10, 2018
O portal “PostEurop” informa que encontra-se aberto, entre 09 de maio até 09 de setembro, a exemplo de outros anos, o período para você…>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of