Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

Com o lema “O nosso patrimônio: onde o passado se encontra com o futuro”, a Comissão Europeia designou 2018 como o “Ano Europeu do Patrimônio Cultural“. Esta declaração tem por objetivo precípuo celebrar a diversidade e a riqueza do patrimônio cultural europeu e sensibilizar os cidadãos da comunidade europeia para a História e os valores europeus, de modo a promover o diálogo intercultural e a coesão social.
Guilherme d’ Oliveira Martins, no edital da emissão portuguesa dedicada ao ano, lembra que o patrimônio deve ser protegido e que não deve ser esquecido. Defende na sequência que:

“A decisão da União Europeia de considerar o ano de 2018 como consagrado ao Patrimônio Cultural constitui um marco emblemático no momento em que há tantas incertezas e ameaças para um projeto europeu de paz, de hospitalidade, de entreajuda, de desenvolvimento sustentável e de defesa da diversidade cultural”

Arremata por fim que é por essa razão que?

“este Ano Europeu pode e deve constituir-se num desafio a todos os europeus para que haja um fator de mobilização em torno da defesa do que é próprio e do que é comum”.

Este evento, que dura todo o ano em curso, pretende demonstrar, em suma, as diferentes oportunidades oferecidas pelo patrimônio cultural, bem como os desafios que este enfrenta, nomeadamente as mudanças digitais, a pressão ambiental e física colocada sobre os locais de interesse cultural e ainda enfatizar o papel que este tem a nível econômico e de estabelecimento e fortalecimento de relações entre entidades, através de iniciativas de valorização, proteção e reabilitação do patrimônio.
Dentro deste espírito, ao longo do corrente ano, as autoridades postais européias emitiram selos para registrar postalmente este período de reflexão. Vejamos, em rápidas pinceladas, algumas destas emissões:

Andorra: A emissão de Andorra, com valor facial de € 1,45, dá um forte caráter institucional ao ano, convidando a adoção de conjunto de ações e atividades por parte do território, o que inclui concertos, conferências, documentários e exposições. Na imagem podemos ver diferentes símbolos locais.

Luxemburgo: A emissão assinala o patrimônio material, imaterial e digital para o futuro,  com base em três temas: o patrimônio cultural e educação / sensibilização, o patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável e o patrimônio cultural e as novas tecnologias. A emissão é um trabalho gráfico de binsfeld-vidalegloesener, de Luxemburgo com impressão dos Correios da Bélgica – Bpost.

Portugal: Os quatro selos portugueses mostram, por sua vez, peças de vários museus nacionais, esculturas, pinturas, cerâmicas, bem como, outros objetos e imagens representativas da diversidade cultural portuguesa. O bloco, por sua vez, constituído por dois selos de €2, com tiragem de 40 exemplares, apresenta como imagem de fundo uma fotografia de um barco no Rio Douro, de autoria de OGphoto/Gettyimages. Trata-se de um  trabalho de design de A.F. Atelier, com impressão da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Suíça: Nma série composta de dois selos o Correio Suíço representa, num dos selos, um recipiente pré-histórico, e noutro a Capela Sogn Benedetg, de Surselva, criada por Peter Zumthor e edificada em 1989. Trata-se de um trabalho artístico de Franziska Schott e Marco Schibig, de Berna, com impressão de Cartor, de França.

Vaticano: Emitiram esta série de quatro selos que destaca esculturas que integram os Museus Vaticanos. São as estátuas:
✅ “Apollo de Belvedere”, da segunda metade do século II,
✅ “Augusto de Prima Porta”,
✅ “A Caridade”, de Gian Lorenzo Bernini, e
✅ “Perseu Triunfante”, de Antônio Canova, escultura realizada entre 1797 e 1801.
Trata-se de um trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jun 25, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jun 25, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jun 24, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!