Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

O prêmio “ASIAGO International Awards for Philatelic Art”, criado em 1970, é considerado uma das distinções mais importantes que um selo pode ter, sendo encarado, por muitos, como o Oscar da filatelia. Esta honraria é atribuída pelo “Circolo Filatelico dei Sette Comuni” com a “Amministrazione Comunale” de Asiago (cidade localizada nos arredores de Veneza, no nordeste de Itália) e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República Italiana.

A cerimônia deste ano ocorreu no dia 1.° de julho último, na “Sala Consiliare” do Município de Asiago, às 11h00, com a presença de várias autoridades.

Sob o ponto de vista postal a edição de número 48, desta importante premiação, mereceu a emissão de dois carimbos comemorativos, um por parte do correio italiano e outro por parte do correio de San Marino.
Por sua vez, o corpo de jurados foi constituído por: Franco Filanci, Gian Antonio Stella, Maurizio Stella, Gaetano Thiene e Luciano Varaschini.

Na competição de 2018, que leva em conta os selos emitidos em 2017,  e teve seu resultado divulgado no evento, o correio de  São Marino foi o grande vitorioso. A autoridade postal daquele país alcançou tal êxito com o bloco, reproduzido acima, de autoria de Ilaria Ruggeri, emitido em 26 de setembro, dedicado à primeira Regência inteiramente feminina na República de San Marino. A emissão contem dois selos diferentes, com o valor facial de 1,00 euro cada. O artista, segundo a comissão:

“foi capaz de comunicar um evento real com um conceito expresso de maneira nova, oportuna e compreensível: dois perfis femininos com três penas usadas como um diadema em um fundo rosa, olhando em direções opostas para entender e governar San Marino, circundante (azul) e juntos seu passado e seu futuro “. (Numa tradução livre)

Por sua vez, o artista postal declarou que:

“Eu me concentrei na ideia de uma energia proveniente da mente compartilhada de duas mulheres chamadas a criar ideias, projetos e visões futuras para o estado”. (Numa tradução livre)

Como de costume, também foram concedidos prêmios em diversas categorias.

Para a abordagem ambiental, os jurados foram atraídos pela emissão austríaca, com valor facial de € 6,90, usando como mídia o carvalho (que foi objeto de uma postagem aqui no Blog), projetado por David Gruber e emitido em 9 de julho, para homenagear a Bundesforste Österreichischen, a estrutura florestal federal.

No segmento turístico, a seu turno, o Eire se destacou. Em 21 de setembro o correio daquele país lançou quatro selos com valor facial de 1,00 euros cada relacionados à arte de rua (Street Art). A parte gráfica da emissão foi realizada por Aad Design, que trabalhou nas obras de Conor Harrington, Fin Dac, James Earley e Maser.

Outra apreciação vem da Academia Olímpica e foi para o bloco de Portugal lançado 13 de março para comemorar o centenário das aparições de Fátima e da visita do Papa Francisco. A emissão, com uma tiragem de 140 mil exemplares, é composta de quatro selos, com valores, respectivamente de 47, 58, 75 e 80 centavos de Euro, foram assinados pelo Atelier folk design. A escolha – disse o presidente da mesma associação, Gaetano Tiene – deve-se ao:

“enorme impacto que a aparição, oficialmente reconhecida pela Igreja Católica, teve na grande comunidade de fiéis”. (Numa tradução livre)

Segundo o CTT:

“esta emissão foi articulada com os Serviços Históricos e Culturais do Santuário de Fátima [no distrito de Leiria] e recebeu ainda a validação do Vaticano, no que respeitou à reprodução da imagem do papa Francisco.”

Noutro trecho a Correio emitente afirma:

“a imagem de Nossa Senhora do Rosário está presente em todo o lado esquerdo da folha, numa fotografia do arquivo fotográfico do Santuário de Fátima, e, do lado direito, o primeiro selo mostra o papa Francisco (valor facial de 0,47 euros), o segundo, os três pastorinhos (valor facial de 0,58 euros), o terceiro, a procissão das velas (valor facial de 0,75 euros), e, o último, mostra uma multidão de peregrinos no recinto de oração (valor facial de 0,80 euros)”

Por derradeiro, no quesito inovação, uma abordagem apoiada pela Academia Italiana de Filatelia e História Postal, mereceu destaque uma emissão suíça datada de 31 de agosto, com valor facial de CHF 1,00. A mesma leva o nome de Nicole Jara Vizcardo e é produzido com um material prata brilhante e reflexivo, que produz o efeito de um espelho.

A ideia surgiu de uma competição entre o Swiss Post e a Zurich University of the Arts. Os alunos foram apresentados com o tema “Carta versus e-mail” e esse tipo de autorretrato (selfie) recortado nasceu. A narrativa continua com a folha de vinte peças, que traz à mente a ideia de um tablet e apresenta a imagem refletida em sua totalidade.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to “Topical Philately” is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries’ postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry