Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

O prêmio “ASIAGO International Awards for Philatelic Art”, criado em 1970, é considerado uma das mais importantes distinções que um selo postal pode ter, sendo encarado, por muitos, como o Oscar da filatelia. Esta honraria é atribuída pelo “Circolo Filatelico dei Sette Comuni” com a “Amministrazione Comunale” de Asiago (cidade localizada nos arredores de Veneza, no nordeste de Itália) e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República Italiana.

A cerimônia deste ano ocorreu no dia 7 de julho último, na “Sala Consiliare” do Município de Asiago, às 11h00, com a presença de várias autoridades.

Sob o ponto de vista postal a edição de número 49, desta importante premiação, mereceu a emissão de dois carimbos comemorativos, um por parte do correio italiano e outro por parte do correio de San Marino, devidamente reproduzidos acima.
Por sua vez, o corpo de jurados foi constituído por: Franco Filanci, Walter Forte, Arnaldo Pomodoro, Mario Andrea Rigoni, Gian Antonio Stella, Maurizio Stella e Gaetano Thiene.
Na competição de 2019, que leva em conta os selos emitidos em 2018, e teve seu resultado divulgado no evento, o correio de Liechtenstein foi o grande vitorioso do certame.

A emissão ganhadora da edição destes ano do prêmio Asiago (emitida no dia 16 de agosto), acima reproduzida e objeto de uma postagem aqui no Blog, apresenta os olhos das aves a partir de uma perspectiva incontestavelmente artística. Segundo os jurados a mesma foi escolhido pois a:

“… ideia, habilidade, sugestão, cor e composição vão muito além da melhor técnica fotográfica.”

Como de costume, também foram concedidos prêmios em diversas categorias.

No segmento turístico, a seu turno, Portugal se destacou. A emissão agraciada integra a série PostEurop, que em 2018, foi dedicada a temática pontes de ontem e de hoje. As pontes retratadas nesta emissão lusitana são:
✅ A Ponte Romana sobre o Rio Tâmega, situada no centro da Cidade de Chaves, sendo o legado mais importante do império, a “Aquae Flaviae”. Foi concluída ao tempo do Imperador Trajano, entre o final do século I e o princípio do século II d.C. É uma obra notável de engenharia, com cerca de 150 metros de comprimento, apoiada em 12 arcos. Atualmente, encontra-se fechada ao trânsito de veículos estando aberta apenas para acesso de pedestres.
✅ A Ponte Vasco da Gama é uma ponte atirantada (tipo de ponte suspensa por cabos), com designer futurista, localizada sobre o estuário do rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, próximo do Parque das Nações. A mesma foi inaugurada, em 1998, por ocasião dos 500 anos da chegada do navegador português que dá nome a mesma as Índia. Com os seus 12,3 km de comprimento (que se dividem em 0,8 km de ponte principal e 11,5 km de viadutos) é a mais longa ponte da Europa Ocidental, a segunda mais longa da Europa (apenas atrás da Ponte da Crimeia, inaugurada em 2018) e uma das mais extensas do mundo.
Cabe considerar que as pontes são em regra sinônimo de obstáculos ultrapassados, viagens, conhecimento e amizade. E que André Chiote, o autor das imagens retratadas neste bloco, inovou ao propor através de uma “inserção conceitual e gráfica original” inserida em uma “paisagem evocativa em tela cheia, dominada por uma ponte de longo período”.
Ao referir-se a premiação Miguel Salema Garção, diretor de Marca e Comunicação dos CTT, num comunicado dirigido ao público disse:

“Os CTT orgulham-se de ser a 11.ª vez que são homenageados com um dos mais antigos e prestigiados galardões para o design filatélico no mundo, muitas vezes designados como os ‘óscares da Filatelia’ e estendem os seus parabéns ao designer André Chiote e à equipa de filatelia envolvida. Este prémio é também um motivo de orgulho nacional que partilhamos com todos os portugueses”.

Para a abordagem ambiental, os jurados foram atraídos pela emissão ucraniana, acima reproduzida. A mesma retrata um conjunto de insetos, sendo projetados por S. e O. Kharuk, com uma tiragem de 30.000 exemplares.

Este bloco, emitido em 03 de julho de 2018, reproduz imagens em autodefinição com efeitos holográficos, destacando-se em razão das imagens serem incomuns, muito limpas e apresentadas num formato aberto o que aprimora fortemente os detalhes.

Outra apreciação vem da Academia Olímpica que fez sua escolha recair sobre uma série emitida pelos correios de Sam Marino, dedicada ao Dia Internacional da Família, fruto do trabalho do ilustrador Riccardo Guasco. A escolha sobre tal emissão, justifica-se em razão da “maneira culturalmente incomum, positiva e não convencional”, com que é retratada a família.

Por derradeiro, na visão da “Accademia di filatelia e storia postale” a escolha recaiu sobre a emissão eslovena dedicada ao dia dos namorados, assinado por Barbara Kocjančič e produzida no já habitual formato de coração. A escolha estriba-se na modernidade da proposta gráfica bem ao estilo da evolução social e das novas mídias, cabendo a serenata a mulher que propõe o amor ao homem na varanda em forma de telefone celular.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!