Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

A década de 1950, também conhecida como década de 50, anos 50 ou ainda, “Anos Dourados”, compreendeu o lapso temporal que foi de 1.º de janeiro de 1950 até 31 de dezembro de 1959.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

Foram 10 anos marcados por revoluções tecnológicas com evidentes implicações sociais, especialmente se levarmos em conta o ponto de vista comunicacional, pois foi nesse período que as propagandas invadiram massivamente a rádio e a novata televisão.

Vejamos, em linhas gerais, os principais marcos deste anos:

Cultura e Sociedade nos Anos 50

No que concerne o padrão de beleza, a década de 50 foi marcada pelos corpos esquálidos, diferentemente da década anterior, marcado pelas curvas de Marilyn Monroe.

Nos anos 50, o padrão de beleza que deveria ser alcançado pelas mulheres, era o da estonteante Brigitte Bardot, que fez escola até 1957.

(Inteiro Postal)

Contudo, o ponto alto dessa década foi, sem sombra de dúvidas, a popularização da televisão.

Já o cinema, que foi impulsionado pelo modelo norte americano, difundiu a moda do garoto rebelde, capitaneado por James Dean.

Por sua vez, os filmes mais populares, neste período, foram as animações Cinderela (1950) e Peter Pan (1953), produzidos por Walt Disney.
Neste período os temas e gostos populares foram influenciados pela ficção científica e pelas viagens espaciais.

Até mesmo os carros americanos foram notadamente inspirados na tecnologia espacial (grandes, baixos, compridos, luxuosos e confortáveis), tais como os modelos: Studebaker Starliner e Chevrolet Corvette, que surgiram de 1953.

Seguiram a mesma linha, os diversos aparelhos eletrodomésticos criados também na década de 50, tais como, a máquina de lavar roupas e o aspirador de pó.

Não podemos esquecer que as “Vespa” e, por exemplo, o carro espanhol “Seat-600”, inundaram as ruas das cidades mundo afora, democratizando o transporte e melhorando significativamente os deslocamentos nas cidades.

No campo esportivo, o Uruguai sagrou-se campeão Mundial de futebol pela segunda vez, jogando no Maracanã, em solo brasileiro, no ano de 1950.

Em 1954, a Alemanha Ocidental ganhou o Troféu Mundial pela 1.ª vez e, …

… em 1958, foi a vez da seleção brasileira que conquistou o seu primeiro título, na Suécia.

Quanto aos avanços científicos, podemos destacar o primeiro transplante de órgão (rins), operacionalizado pelo médico Joseph Murray, em 1954; e …

…  o desenvolvimento da primeira vacina de poliomielite, por Jonas Salk, que entrou em uso, em  1955.

Em 1957, aconteceu o lançamento da nave Sputnik I, bem como, o primeiro ser vivo foi colocado em órbita da Terra, referimo-nos a cadela Laika, que viajou a bordo da nave Sputinik II.

Finalmente, foi nessa década que surgiu o rock’n’roll, nos Estados Unidos. A repercussão mundial ocorreu pela voz de  Elvis Presley, que principiou sua escalada de sucesso, em 1956.

Política nos Anos 50

A política nos anos de 1950 ficou marcada pelos conflitos entre os blocos capitalista e socialista, comandados por EUA e União Soviética, respectivamente, como consequência do fim da II Guerra Mundial.

Dentre outros acontecimentos podemos arrolar, como marcantes da década: a Guerra Fria (1947-1991), a Guerra do Vietnã (1955-1975) e, no final do período, a Revolução Cubana (1959), que culminou com a subida de Fidel Castro no comando de Cuba.

Economia nos Anos 50

Nos anos 50, o acontecimento mais importante na seara econômica foram a assinatura do Tratado de Roma em 1957, segundo o qual se estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE), precursora da União Europeia.

No Brasil, por sua vez, o evento marcante foi a criação da empresa estatal Petrobras, em 1953, ainda no período de Getúlio Vargas.

(Inteiro Postal – Frente)

(Inteiro Postal – verso)

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!