A década de 1950, também conhecida como década de 50, anos 50 ou ainda, “Anos Dourados”, compreendeu o lapso temporal que foi de 1.º de janeiro de 1950 até 31 de dezembro de 1959.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

Foram 10 anos marcados por revoluções tecnológicas com evidentes implicações sociais, especialmente se levarmos em conta o ponto de vista comunicacional, pois foi nesse período que as propagandas invadiram massivamente a rádio e a novata televisão.

Vejamos, em linhas gerais, os principais marcos deste anos:

Cultura e Sociedade nos Anos 50

No que concerne o padrão de beleza, a década de 50 foi marcada pelos corpos esquálidos, diferentemente da década anterior, marcado pelas curvas de Marilyn Monroe.

Nos anos 50, o padrão de beleza que deveria ser alcançado pelas mulheres, era o da estonteante Brigitte Bardot, que fez escola até 1957.

(Inteiro Postal)

Contudo, o ponto alto dessa década foi, sem sombra de dúvidas, a popularização da televisão.

Já o cinema, que foi impulsionado pelo modelo norte americano, difundiu a moda do garoto rebelde, capitaneado por James Dean.

Por sua vez, os filmes mais populares, neste período, foram as animações Cinderela (1950) e Peter Pan (1953), produzidos por Walt Disney.
Neste período os temas e gostos populares foram influenciados pela ficção científica e pelas viagens espaciais.

Até mesmo os carros americanos foram notadamente inspirados na tecnologia espacial (grandes, baixos, compridos, luxuosos e confortáveis), tais como os modelos: Studebaker Starliner e Chevrolet Corvette, que surgiram de 1953.

Seguiram a mesma linha, os diversos aparelhos eletrodomésticos criados também na década de 50, tais como, a máquina de lavar roupas e o aspirador de pó.

Não podemos esquecer que as “Vespa” e, por exemplo, o carro espanhol “Seat-600”, inundaram as ruas das cidades mundo afora, democratizando o transporte e melhorando significativamente os deslocamentos nas cidades.

No campo esportivo, o Uruguai sagrou-se campeão Mundial de futebol pela segunda vez, jogando no Maracanã, em solo brasileiro, no ano de 1950.

Em 1954, a Alemanha Ocidental ganhou o Troféu Mundial pela 1.ª vez e, …

… em 1958, foi a vez da seleção brasileira que conquistou o seu primeiro título, na Suécia.

Quanto aos avanços científicos, podemos destacar o primeiro transplante de órgão (rins), operacionalizado pelo médico Joseph Murray, em 1954; e …

…  o desenvolvimento da primeira vacina de poliomielite, por Jonas Salk, que entrou em uso, em  1955.

Em 1957, aconteceu o lançamento da nave Sputnik I, bem como, o primeiro ser vivo foi colocado em órbita da Terra, referimo-nos a cadela Laika, que viajou a bordo da nave Sputinik II.

Finalmente, foi nessa década que surgiu o rock’n’roll, nos Estados Unidos. A repercussão mundial ocorreu pela voz de  Elvis Presley, que principiou sua escalada de sucesso, em 1956.

Política nos Anos 50

A política nos anos de 1950 ficou marcada pelos conflitos entre os blocos capitalista e socialista, comandados por EUA e União Soviética, respectivamente, como consequência do fim da II Guerra Mundial.

Dentre outros acontecimentos podemos arrolar, como marcantes da década: a Guerra Fria (1947-1991), a Guerra do Vietnã (1955-1975) e, no final do período, a Revolução Cubana (1959), que culminou com a subida de Fidel Castro no comando de Cuba.

Economia nos Anos 50

Nos anos 50, o acontecimento mais importante na seara econômica foram a assinatura do Tratado de Roma em 1957, segundo o qual se estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE), precursora da União Europeia.

No Brasil, por sua vez, o evento marcante foi a criação da empresa estatal Petrobras, em 1953, ainda no período de Getúlio Vargas.

(Inteiro Postal – Frente)
(Inteiro Postal – verso)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui