Início Temática Hoje na história A sonda espacial Mariner 4 registra as primeiras imagens do Planeta Marte

A sonda espacial Mariner 4 registra as primeiras imagens do Planeta Marte

0
3182

Em 15 de julho de 1965, a sonda espacial Mariner 4 enviou 21 fotografias do Planeta Marte, imagens estas que cobriam cerca de 1% da sua superfície, para a base da Agência Espacial Americana (NASA).

Eram assim as primeiras imagens do Planeta Vermelho até então registradas pelo homem.

(Carimbo Comemorativo)

Na Revista Time, publicada à época, podemos ler:

“A imagem era distorcida e mal definida, com um borrão branco e curvo através de um fundo preto. Levaria meses de análise cuidadosa para determinar o quê realmente mostrava. Mas uma rápida olhada deu aos cientistas do Jet Propulsion Laboratory, da Caltech, a mensagem mais importante de todas: 135 milhões milhas distante no espaço, sua nave espacial, Mariner 4, tinha enviado para casa o primeiro retrato em close up que o homem já fez do distante planeta Marte”

As fotos, captadas numa altitude de 9846 quilômetros (6,118 milhas) acima do planeta, trouxeram algumas conclusões já num primeiro momento. Ao contrário do que muitos imaginavam, que a superfície de Marte era parecida com a da Terra, com lagos, vales e montanhas, o terreno do Planeta Vermelho se parecia muito com o da Lua. Ou seja, com a presença de inúmeras crateras!

Dizia o relatório da NASA:

“Havia mais de 70 crateras claramente distinguíveis que variam de diâmetro de 4 a 120 km (2,5 a 74,5 milhas). Parece provável que existem crateras menores; também pode haver crateras ainda maiores, uma vez que a Mariner 4 fotografou, ao todo, cerca de 1% da superfície marciana”.

Lançada no dia 28 de novembro de 1964, a Mariner 4 carregava uma câmera de TV, dentre outros instrumentos, para estudar Marte.

A sonda chegou ao planeta em 14 de julho e começou a enviar as fotografias depois da meia-noite, ou seja, nas primeiras horas do dia 15.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

TRADUZIR »