Início Temática Hoje na história Abolição da Escravatura

Abolição da Escravatura

0
672
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

No início da colonização do Brasil (século XVI), não havia mão de obra para a realização de tarefas pesadas na lavoura.

Os portugueses colonizadores tentaram usar, inicialmente, sem sucesso, o trabalho indígena.

Como alternativa foram buscar negros na África para submetê-los à força ao trabalho escravo em sua colônia.

Foi neste contexto que começou a entrada dos escravos africanos no Brasil, …

… no processo que ficou mundialmente conhecido como diáspora africana.

Os escravos eram transportados nos porões dos navios negreiros.

(Specimen)

Em função das péssimas condições deste meio de transporte desumano, muitos morreram durante a viagem.

Após desembarcaram no Brasil eram comprados como mercadorias por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel, vil e desumana.

Nesta época muitos escravos fugiam em consequência deste deplorável tratamento recebido, do medo dos feitores e do capitães do mato e pelas dificuldades de suas vidas.

Com isso, Zumbi criou o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, para abrigar e proteger os escravos fugitivos, tendo a localidade abrigado mais de vinte mil habitantes.

Embora muitos considerassem normal e aceitável, a escravidão naquela época, havia aqueles que eram contra este tipo de prática, porém eram a minoria e não tinham influência política para mudar a situação.

(Specimen)

O fato é que a vergonha do regime escravocrata permaneceu por quase 300 anos, como algo legalmente aceitável. O principal fator que manteve o sistema escravista por tantos anos foi o econômico.

A economia do Brasil contava quase que exclusivamente com o trabalho escravo para realizar os trabalhos nas fazendas e nas minas. As providências para a libertação dos escravos, de acordo com alguns políticos da época, deveriam ser tomadas lentamente, como de fato deu-se.

Na segunda metade do século XIX surgiu o movimento abolicionista, que defendia a abolição da escravidão no Brasil.

Joaquim Nabuco foi um dos principais abolicionistas deste período.

A primeira etapa do processo foi tomada em 1850, com o advento da Lei Eusébio de Queirós que decretava a extinção do tráfico de escravos no Brasil.

Vinte e um anos mais tarde, em de 28 de setembro de 1871, foi promulgada a Lei do Ventre Livre. Esta lei tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir da decretação da lei. As crianças ficariam até os oito anos de idade sob o domínio dos patrões de suas mães e depois seriam libertos.
No ano de 1885, foi promulgada a lei Saraiva-Cotegipe, também conhecida como Lei dos Sexagenários, que beneficiava os negros com mais de 65 anos de idade.
Somente no dia 13 de maio de 1888 quando a Lei Áurea foi sancionada pela princesa Isabel, que a mazela da escravidão no Brasil, …

… sob o ponto de vista legal foi proibida. Nesta data foi concedida a liberdade para mais de setecentos e cinquenta mil negros escravizados.

Mas mesmo com a libertação, o sofrimento dos negros não acabou.

Os mesmos não tinham sido preparados para exercer outras profissões a não ser as braçais. Muitos, sem condições de vida, foram morar em lugares afastados das cidades, assim surgiram os bairros periféricos, aglomerados da população negra.

Para lembrar o sofrimento da raça negra, nestes séculos de martírio, foi criado o dia  nacional da consciência negra.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
TRADUZIR »