Afinsa era a terceira maior empresa mundial de ativos não financeiros, atrás apenas da Sotheby’s e da Christie’s. Foi fundada em 1980 pelo português Albertino de Figueiredo. Operava em diversos mercados europeus, asiáticos e nos Estados Unidos. Tinha filiais em diversas cidades incluindo Barcelona, Vigo, Valladolid, Lisboa, Londres e Paris.

A Afinsa definia-se como um grupo empresarial no mercado de bens tangíveis – arte, filatelia, numismática e antiguidades -, tanto ao nível do colecionismo como do investimento e operava na Espanha havia 27 anos.

Em 09 de maio de 2006, a Afinsa Bienes Tangibles e o Fórum Filatélico foram investigados judicialmente sob a acusação de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e insolvência punível, entre outros delitos envolvendo as poupanças de mais de 350.000 investidores privados ma Espanha, que totalizavam de 1.100 milhões de euros. Os escritórios da empresa em Madrid foram revistados por polícias armados que levaram documentos e computadores e que fecharam a sede ficando a mesma sob administração judicial. Foram detidas, na ocasião, cinco pessoas dos quadros societários incluindo o fundador Albertino de Figueiredo e um dos seus filhos Carlos Figueiredo Escribá.

(Carlo Ponzi)

Como decorrência desta investigação concluiu-se que estava em evidencia, nas operações do grupo, um esquema piramidal tipo Ponzi com a venda fraudulenta de selos, que deixou todo este prejuízo.
Os selos deveriam ser vendidos com um determinado valor que prometia retornos mais elevados do que outros produtos existentes no mercado. Todavia, o valor real destes, que de fato tinham pouco procura no mercado especializado, não era, desta feita, o prometido pela Afinsa. De fato, na prática, os investimentos mais antigos iam sendo pagos com o dinheiro dos investidores mais recentes, tipo clássico esquema de pirâmide financeira.
Apenas em 2016 a justiça espanhola através do Audiência Nacional (tribunal espanhol de jurisdição nacional) condenou 11 antigos administradores a sentenças que iam até 12 anos de prisão. Decidiu-se também que seis dos acusados deveriam pagar 2,57 mil milhões de euros para compensar as perdas dos investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui