Lançado no último dia 15 de outubro, esta emissão dos Correios Brasileiros, composta de três selos autoadesivos imortaliza a “História da Computação Brasileira”, estampando os primeiros projetos de computadores nacionais. Vejamos:
✅ o “Zezinho“, que ilustra a chamada da presente postagem, foi criado em 1961 pelos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em conjunto com alunos da “Escola Politécnica”, da Universidade de São Paulo (USP), e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ);

✅ o “Patinho Feio“, um projeto de 1972 do Laboratório de Sistemas Digitais, do Departamento de Engenharia da Eletricidade, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e

✅ o “Cobra-530“, o primeiro computador totalmente projetado por técnicos brasileiros, criado e industrializado no Brasil.
O trabalho artístico dos selos é de autoria de Dimas Casco (dos Correios), que inseriu as datas de finalização dos projetos e matizou cada um deles em tons de azul, verde e amarelo, fazendo referência à bandeira nacional. A ilustração foi realizada no estilo Flat Design e computação gráfica.
A série foi impressa pela Casa da Moeda do Brasil, com tiragem total de 480.000 selos (160.000 de cada).
Na folha de selos, cabe ainda lembrar, consta uma citação de Alan Turing, considerado o Pai da Computação, escrita em código binário ASCII.
Os selos têm valor de 1º porte da carta não comercial, que atualmente é de R$ 1,25.
Na sequência apresentamos o edital desta emissão:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui