Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

O Departamento Filatélico e Numismático do Vaticano colocou em circulação no dia 09 de novembro de 2018, uma série de selos natalinos assinada por Marcello D’Agata, detento cumprindo pena na prisão de Milano Opera, localizada na região da Lombardia.
A iniciativa é parte do projeto “Filatelia nos Cárceres”, realizado em prisões do país há alguns anos.

(Marcello D’Agata – fotografia publicada em https://www.corriere.it/ no dia 06/11/2018)

Em declarações a L’Osservatore Romano, o designer da emissão, que ilustra a chamada desta postagem, escreveu sobre sua paixão por lápis e cores dizendo:

“Quando eu era criança, desenhava sempre toda vez que tinha um papel branco nas mãos. Naturalmente, eram somente rabiscos, mas eu gostava, pois naquelas folhas eu dava forma e cor às minhas emoções, sobretudo aos meus sonhos. Depois, o destino, que talvez eu poderia ter evitado se tivesse tido mais força interior, mais instrução e também mais condições para entender que as escolhas erradas se pagam. Desde então, eu parei de desenhar, colorir os meus sonhos e o futuro. Há quase vinte e cinco anos estou fechado em ambientes que impedem as cores de animar minha vida.”

A escrita não se trata de uma metáfora do desenhista da emissão. Muito pelo contrário, Marcello D’Agata está na prisão Milano Opera, cumprindo realmente uma pena há cerca de 25 anos. Segundo ainda o prisioneiro:

“Isso, pelo menos, até alguns anos atrás. Desde que a Diretoria da Casa de Reclusão permitiu que um grupo restrito participasse de um curso de design, a fonte de inspiração e as habilidades inativas voltaram à vida”.

Na nota informativa divulgada por ocasião desta emissão filatélica comemorativa, assinala-se que esta iniciativa está relacionada com a preocupação que o Papa Francisco manifestou em várias ocasiões pela reabilitação das pessoas condenadas a penas de prisão.
Em concreto o texto transcreve uma afirmação do Papa Francisco no seguinte teor:

os que estão nos cárceres estão descontando uma pena, um pena pelo erro cometido. Não nos esqueçamos de que para que a pena seja fecunda, deve ter um horizonte de esperança, caso contrário permanece fechada in si mesma e acaba sendo somente um instrumento de tortura. Não é fecunda. Pena com esperança, sim, é fecunda”.

Acerca da emissão conclui assim Marcello:

“Do desenho à pintura, o passo foi breve. Apaixonei-me imediatamente pela pintura e procurei também melhorar no âmbito pessoal. O amor pela arte despertou uma parte de mim que eu não conhecida, pois estava escondida na escuridão que roubou minha vida”.

Os selos que compõe a peculiar emissão, pelo quesito autor, tem valor facial de 1 euro e 10 centavos e de 1 euro e quinze centavos, sendo impressos em tiragem de sessenta mil exemplares. No que concerne as vinhetas, um dos selos representada a Virgem Maria com o Menino Jesus e no outro a Virgem Maria com o Anjo da Anunciação.
Antes de concluir a postagem, cabe frisar, que esta não é a primeira vez que a prisão de Opera, considerada a maior da Itália, com cerca de 1300 detidos, colabora com as iniciativas do Vaticano. Durante o Jubileu da Misericórdia, os prisioneiros produziram as hóstias que foram posteriormente consagradas e distribuídas aos fiéis na Praça São Pedro.

Da mesma sorte, não é primeira vez que a autoridade postal do Vaticano referencia os presos, isto já aconteceu na emissão “Visitare i carcerati”, que data de 2016.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!