Emily Brontë nasceu em Thornton, Yorkshire, Inglaterra, no dia 30 de julho de 1818. Filha de um reverendo da Igreja da Inglaterra e de Maria Branwell era a quinta entre os seis irmãos. Em 1820 sua família mudou-se para Howorth, onde o pai foi nomeado reitor da paróquia.
Em 1821, após a morte de sua mãe, Emily e suas irmãs foram para um colégio interno em Cowan Bridge, onde sofriam com castigos, com o frio e a pouca alimentação. Depois que suas irmãs, Maria e Elizabeth morreram de tuberculose, Emily, Anna e Charlotte voltaram para casa, onde receberam os cuidados da tia Branwell.

(Máximo Postal)

Em casa, as irmãs aprendiam as tarefas domésticas e Patrick, o único filho homem, se dedicava aos estudos. A nova empregada lhes contava histórias e as irmãs criavam poesias e contos ambientados em lugares imaginários. Mais tarde, Charlote descobriu os versos de Emily e teve a ideia de reuni-los aos de Anne e publicá-los sob os pseudônimos de Currer, Ellis e Actor Bell.

Em 1846, os poemas foram publicados por uma pequena editora e os custos foram pagos com uma parte da herança deixada pela tia Branwell. Apesar do fracasso das vendas as irmãs continuaram escrevendo. Charlote publicou “Jane Eyre”, que fez grande sucesso.

(Franquia Mecânica)

Em 1847, Emily publicou Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes), que apesar de receber críticas, posteriormente se tornou um clássico da literatura inglesa, tendo inclusive virado filme. Emily Brontë faleceu em Haworth, Inglaterra, no dia 19 de dezembro de 1848.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui