Henri Moissan nasceu em Paris, na França, em 28 de setembro de 1852. Foi um químico que se interessou por bioquímica e química inorgânica.

(Carimbo Comemorativo)

As pesquisas iniciais de Moissan foram desde movimentação de oxigênio e gás carbônico em plantas, até óxidos de ferro e cromo.

Na década de 1880, ele começou a estudar a química do flúor. Ele sintetizou diversos compostos orgânicos possuindo flúor. Em 26 de junho de 1886, ele obtém o flúor pela primeira vez, a partir da eletrólise de soluções de fluoreto de potássio em ácido fluorídrico, conseguindo obter o elemento na forma líquida. A partir disso, ele realizou um amplo estudo das propriedades do elemento (na forma gasosa) e suas reações com outros elementos.

(Carimbo Comemorativo)

Moissan desenvolveu também um aparelho que conseguia atingir temperaturas de até 3500°C, o qual lhe possibilitou a síntese de diversos compostos novos, tais como carbetos e boretos. Em 1891, ele sintetiza o carboríndon, uma espécie de carberto de silício (SiC), composto de alta dureza, 9,5 na escala de Mohr.

(Prova)

Moissan, ainda, isolou diversos metais, e em 1906 ganhou finalmente o Prêmio Nobel de Química.
Em 20 de fevereiro de 1907, ele faleceu em Paris, pouco depois do seu retorno de Estocolmo, após receber o seu Nobel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui