A Batalha de Stalingrado foi uma operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade de Stalingrado, ocorrida às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 23 de agosto de 1942 e 02 de fevereiro de 1943, no curso da Segunda Guerra Mundial.

A mesma teve teve basicamente quatro fases:
✅ 1º A fase defensiva alemã, até 19 de novembro de 1942;
✅ 2º A ofensiva russa ao norte e ao sul de Stalingrado;
✅ 3º A tentativa dos alemães em socorrer suas tropas sem sucesso em Stalingrado e

✅ 4º O arrasamento das unidades alemãs cercadas (janeiro de 1943).

(Inteiro Postal: Zhukov)

A segunda fase desta batalha, a Operação Urano, principia em 19 de novembro de 1942, após silencioso preparativo, os soviéticos, sob o comando do general Zhukov, realizam uma decisiva contraofensiva.

Três grandes corpos do exército vermelho (de Vatutin, de Rokossovsky e de Yeremenko) avançam pelos frágeis flancos do VI Exército alemão, terminando por cercá-lo completamente a 23 de novembro de 1942.

Como resultado vinte e duas divisões de elite das forças alemãs e mais dois exércitos romenos restaram aprisionados no chamado “caldeirão” de Stalingrado.

A batalha, cabe consignar, foi o ponto de virada da guerra na frente oriental, marcando o limite da expansão alemã no território soviético, a partir de onde o Exército Vermelho empurraria as forças alemãs até Berlim, e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui