Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

A Casa Branca determinou, em 17 de outubro do ano passado, que se inicie o processo de retirada dos EUA da União Postal Universal (UPU), organização intergovernamental que agrupa os serviços postais de, atualmente, cerca de 192 países e regiões autônomas. Segunda organização internacional mais antiga do mundo, a UPU se tornou uma agência especializada da ONU, em 1948. A mesma tem como missão precípua estabelecer a coordenação entre os serviços postais dos diferentes países membros, a nível internacional, sem interferir contudo, nas políticas próprias dentro dos estados.
O governo americano argumentou, para justificar a medida, que as normas da organização, criada em 1874 e com sede em Berna, na Suíça, dão ampla vantagem a países como China e Singapura, ao permitir que os mesmos enviem pacotes para os EUA a um preço muito barato, o que prejudica significativamente as receitas do Serviço Postal dos EUA, assim como, colocam as pequenas empresas e fabricantes americanos em grave desvantagem competitiva.
A administração americano afirma que tentou renegociar estas tarifas postais, conhecidas como dívidas terminais, na cúpula da UPU ocorrida em Addis Abeba, Etiópia, no ano passado, mas sem sucesso, pois a iniciativa restou rejeitada.

Como ato formal, a notificação oficial do governo americano, acerca da decisão, foi feita no dia seguinte (18) pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, informando que a saída:

“entrará em vigor um ano após a União Postal Universal (UPU) receber esta notificação”.

O Departamento de Estado americano acrescentou que buscará “negociar acordos bilaterais e multilaterais” que resolvam os problemas relacionados à reforma dos termos do acordo do tratado postal. Disse ainda:

“Se as negociações forem bem sucedidas, a administração está preparada para rescindir a notificação de retirada e permanecer na UPU”

O órgão postal internacional, por outro lado, manifestou, ato contínuo, seu “desapontamento” no que concerne a decisão dos Estados Unidos.
Em comunicado, Pascal Clivaz, vice diretor-geral da União Postal Universal, sublinhou a “tremenda e positiva contribuição” feita pelos Estados Unidos ao longo dos anos, observando:

“É, portanto, lamentável que os Estados Unidos tomaram esta medida. Nós, no entanto, respeitamos a decisão porque acreditamos ter sido feita após cuidadosa consideração e reflexão”.

No comunicado, Clivaz disse ainda que o diretor-geral da UPU, Bishar A. Hussein, irá buscar se reunir com autoridades norte-americanas para discutir a questão. Ele manifestou esperança de que:

“através de discussões e de um diálogo construtivo, poderemos ajudar a resolver essa questão para satisfação de todos”.

Mais adiante acrescentou:

“A decisão dos Estados Unidos de deixar os tratados da UPU é séria, mas acredito que, com apoio de outros membros, podemos resolver a questão amigavelmente. Iremos, portanto, continuar buscando um diálogo construtivo e tentar resolver a situação, enquanto também mantendo a Constituição da UPU”.

Ele frisou que a UPU permanece comprometida com seus fins institucionais de apoiar a colaboração internacional no setor postal. Assim arrematou:

“Isso significa garantir que, ao trabalhar com todos os 192 países-membros, os tratados da UPU sirvam da melhor maneira para todos, incluindo os EUA”.

Vejamos no que evolui estas tratativas e se a saída americana pode ou não ser, realmente, revertida!

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jul 23, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jul 23, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jul 22, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!