Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

Walt Whitman, considerado o “Pai da poesia norte-americana”, que é retratado em diversos selos postais emitidos mundo afora, nasceu em West Hills, Huntington, no estado de Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 31 de maio de 1819. Foi o segundo filho de Walter Whitman e Louisa Von Velsor, recebendo a rígida educação dos quakers, comunidade que sua mãe frequentava. Na infância e adolescência viveu no Brooklyn e em Long Island. Com 12 anos começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo.

Entre os anos de 1836 e 1838, lecionou no East Norwich, em Long Island. Entre 1838 e 1839 editou o semanário Long Island, de Huntington. Em 1841 foi morar em Manhattan. Trabalhou como jornalista no Broadway Journal, onde assinava crítica de ópera e teatro, relatos de jogos de baseball, crônicas do dia a dia, artigos sobre a questão escravagista, pequenos contos, etc. Em 1842 publicou o livro “Franklin Evans”.
Em 1845, Walt Whitman regressou para o Brooklyn e durante um ano escreveu para o Long Island Star. Entre 1846 e 1848 trabalhou como editor do Daily Eagle. Ainda em 1848 editou o Freeman Brooklyn, e no ano seguinte instalou uma tipografia e uma papelaria.

Em 1855 publica sua obra-prima “Leaves of Grass”,  uma coletânea de poesia com 100 páginas, obra que influenciou o lirismo moderno e quebrou as fronteiras artificiais que separam o homem e a mulher, a cidade e o campo, livre e escravo, poeta e trabalhador, e, finalmente, o eu e o universo. A obra foi criticada por uns e elogiada por outros, sendo mesmo considerada obscena para seu tempo.

Ao longo de sua vida, o escritor se dedicou a rever e completar o livro de poesias, que teve oito edições. Com 32 poemas, entre eles estava o poema “Song of Myself” (Canção de Mim Mesmo). Em 1860, um autor já reconhecido, vai a Boston para o lançamento da 3ª edição, com 154 poemas.

Em 1862, ao recebeu a notícia do ferimento de seu irmão, que havia se alistado como voluntário na Guerra Civil e partiu imediatamente para Washington. Fez uma busca exaustiva e em vão, nos hospitais de campanha. Dirigiu-se então para o front onde encontrou George, cujo ferimento não era grave. O relato dessa experiência é mais tarde publicado em “Memoranda During The War” (1875). Em 1865, com a morte trágica do presidente Abraham Lincoln, Whitman escreve “When Lilacs Last in The Dooryard Bloom’d”, uma elegia sobre o efeito da tragédia.

(Máximo Postal)

Em 1871, ano da emancipação dos negros e da publicação da XIV Emenda à Constituição, que lhes dá o direito ao voto, Whitman declama, na Exposição Internacional de Nova Iorque, alguns poemas inéditos, publicados na 5ª edição de Leaves of Grass. O livro já contava com 273 poemas. Nesse mesmo ano, publica “Democratic Vistas”, onde questiona a corrupção social e política daquele tempo.
Em 1872, Walt Whitman vai para Hannover, a convite da Dartmouth College, uma universidade de tradições liberais, onde leu “As a Song Bird on Pinions Free”. Em janeiro do ano seguinte, Whitman sofreu uma paralisia que lhe afeta o lado esquerdo do corpo. Em maio perde sua mãe, e se muda para casa de seu irmão, em Camden, New Jersey.

Ainda fisicamente debilitado, não desiste, e publica a 6ª edição de “Leaves of Grass” (1876), em dois volumes. Em 1882 publica a 7ª edição e também “Collect”, que inclui relatos da Guerra Civil. Em 1888 sofre novo ataque de paralisia. Com o apoio de Horace Traubel, vê publicado seus dois novos livros: “November Boughs”, que reúne 62 poemas inéditos, e “Complete Poems and Prose of Walt Whitman”. A 8ª edição de “Loves of Grass” (1889), se esgota rapidamente. Em 1892 sai a 9ª edição.
Walt Whitman faleceu em Camden, New Jersey, Estados Unidos, no dia 26 de março de 1892.

(Carimbo Comemorativo)

A nova emissão, posta em circulação no dia 12 de setembro último, que ilustra a chamada desta postagem, comemora os 200 anos de nascimento do poeta. A mesma integra a série “Artes Literárias” do Serviço Postal dos Estados Unidos da América, sendo fruto do trabalho artístico de Sam Weber contando com direção gráfica de Greg Breeding.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Nov 17, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Nov 17, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Nov 16, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!