Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Talvez você não seja da geração que saiba o que é escrever e mandar cartas: caprichar na letra, envelopar, levar no correio e esperar a visita do carteiro. Mas com certeza você já ouviu falar de colecionar selos. Há todo tipo de temática representada em selos. Vamos ver o quanto a Astronomia e a Astronáutica foram representadas  na Filatelia.

fi·la·te·li·a – substantivo feminino

Ciência, estudo e colecionação metódica dos selos do correio.

Na era do e-mail e das mensagens instantâneas pode parecer deslocado e anacrônico falar de selos de correio. Mas a beleza artística destas peças é sempre atraente. Muitos colegas tem o hobby do colecionismo. Eu, por exemplo, gosto de colecionar miniaturas de espaçonaves. Para mais detalhes sobre Filatelia sugiro visitar a Wikipedia. Tem uma excelente descrição do tema lá. Quem sabe você não começa um hobby novo.

A temática espacial sempre foi muito bem representadas em selos. Vários países publicaram selos comemorativos durante a Corrida Espacial. Este período entre 1957 e 1975 onde as duas grandes superpotências (EUA e URSS) disputava a primazia no espaço. A cada missão uma etapa da conquista do espaço se completava. Muitas vezes não se tinha uma visão clara de como eram as espaçonaves, algumas eram representações artísticas mais ou menos livres, sobretudo de naves soviéticas.

Estas pequenas obras de arte são um registro marcante de um era anterior a comunicação eletrônica mas que já vislumbrava o futuro da Humanidade no espaço.

Os selos exibidos aqui são alguns exemplares da coleção particular do meu amigo Edivaldo Trevisan.

links de interesse:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Astrofilatelia

http://blog.correios.com.br/filatelia/?p=10549

http://selosdiaadia.blogspot.com.br/

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0404200602.htm

http://www.aeb.gov.br/cooperacao-espacial-brasil-russia-recebe-homenagem-em-selo-postal/

(FONTE.: http://www.deviante.com.br/noticias/ciencia/filatelia-espacial-selos-que-contam-historias/, 22/05/2016)

(Os dois selos individuais que ilustram esta postagem não constam da publicação original, foram adicionados pelo Portal do Filatelista Temático)

Diversos artigos assinados por especialistas que refletem sobre a filatelia temática, suas regras e elementos. Estes trabalhos foram publicados em revistas e outras fontes especializadas. Sua republicação aqui no Portal do Filatelista Temático é feita com a indicação dos devidos créditos que são nominados em cada postagem.

Vejamos alguns colaboradores deste Blog:

Luiz Paulo Rodrigues Cunha, de saudosa memória, um amigo ímpar e um filatelista temático respeitável, proprietário das coleções: MAN UNDER WATER, Topical Philately e SUN, SEA, SURF AND SAND – THE DISCOVERY OF THE BEACH.

José Ángel Gándara Rodriguez, um ativo expositor espanhol, profundo conhecedor do regulamento filatélico temático e proprietário da coleção: COLÓN RUMBO A LAS INDIAS.

×
Diversos artigos assinados por especialistas que refletem sobre a filatelia temática, suas regras e elementos. Estes trabalhos foram publicados em revistas e outras fontes especializadas. Sua republicação aqui no Portal do Filatelista Temático é feita com a indicação dos devidos créditos que são nominados em cada postagem.
Latest Posts
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!