Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Em 1830, quando tinha apenas 15 anos, o escravo Henry Brown foi enviado para Richmond (Virgínia – EUA) com o intuito de trabalhar em uma plantação de fumo. Neste momento de sua vida conheceu Nancy, uma também escrava, porém pertencente a uma fazenda próxima. Após um breve namoro, e com a permissão de seus respectivos donos, vez que ambos não eram pessoas livres, o casal obtive a permissão para se casar. Dentro de suas possibilidades e recursos limitados, ambos tiveram anos felizes com seus três filhos. Em 1848, quando Nancy estava grávida de seu quarto filho, Henry recebeu a notícia de que sua esposa e os três filhos haviam sido vendidos a um comerciante de escravos. Henry correu para implorar ao senhorio que não o fizesse, que não separasse sua família … Impotente, ele só pode assistir a 350 escravos acorrentados – entre eles Nancy e seus filhos – sendo enviados para a Carolina do Norte.

(Henry Brown)

Depois de vários meses lamentando a separação de sua família, ele decidiu que teria sua liberdade, a qualquer custo … vez que não tinha mais nada a perder. Para conseguir tal intento elaborou um plano brilhante: enviaria a si mesmo, dentro de uma caixa, que seguiria pelo correio, para a Filadélfia. Ele precisava da ajuda de dois outros partícipes, um em Richmond para enviar o pacote por meio do serviço postal e outro na Filadélfia para recebê-lo dentro da caixa. Então, por meio de James Caesar Anthony, um ex-escravo que havia conquistado sua liberdade, ele contactou Samuel Alexander Smith, um simpatizante da causa abolicionista, que residia em Richmond. Henry pagou a Samuel US $ 86 para cuidar de todos os preparativos e instruiu-o a entrar em contato com a Sociedade Antiescravagista da Filadélfia para que um de seus membros pudesse aceitar o pacote.
Em 23 de março de 1849, Henry Brown foi colocado em uma caixa de madeira (que media 1 metro x 1 metro x 50 cm), forrada com um tecido grosso, junto com alguns biscoitos e uma cantil de água. Samuel Alexander Smith enviou a caixa para James Miller McKim, líder da Society in Philadelphia, declarando o conteúdo como “produtos têxteis”. Foram 27 horas dolorosas no carro, no trem e no barco a vapor, em que ele também teve que sofrer o descuido dos agentes  que, por vezes, não respeitaram os dizeres “esse lado para cima”. Antes do amanhecer de 25 de março, James Miller McKim, William Still, Professor em Cleveland e Lewis Thompson abriram a caixa na Filadélfia …

Como vão vocês, senhores? – disse Brown. Naquela época ele foi batizado como Henry “Box” Brown.

Devido ao sucesso deste plano brilhante, Samuel Alexander Smith tentou libertar mais escravos, em Richmond, por meio de uma nova remessa para a Filadélfia, operacionalizada em 08 de maio de 1849. Infelizmente não logrou êxito vez que foi descoberto e acabou sendo preso e condenado a 6 anos de prisão. Henry “Box” Brown se tornou um ícone do abolicionismo. Porém mesmo participando de convenções e reuniões, em 1850, após a aprovação da Slave Act Fugitive (Fugitive Slave Act), face ao medo de ser devolvido ao seu antigo dono na Virgínia, fugiu para Londres, onde continuou com a luta abolicionista. Depois de alguns problemas financeiros e críticas por não fazer nada de positivo para recuperar a sua família, acabou por abandonar a luta pela libertação dos escravos. Construiu uma nova família (sua segunda esposa era atriz) e passou a dedicar-se a arte, trabalhando como mágico. Ele faleceu em 1897, no Canadá.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!