“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos
julgados pelo caráter, e não pela cor da pele.” (Martin Luther King Júnior)

Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King em Washington, capital dos Estados Unidos, proferido no dia de 28 de agosto de 1963, numa manifestação que reuniu milhares de pessoas pelo fim do preconceito e da discriminação racial.

Júnior nasceu no dia 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, EUA. Era filho e neto de pastores protestantes batistas.

Fez seus primeiros estudos em escolas públicas segregadas, graduou-se entretanto no prestigioso Morehouse College, em 1948.

(Carimbo Comemorativo)

Formou-se em teologia pelo Seminário Teológico Crozer e, em 1955, concluiu o doutorado em filosofia pela Universidade de Boston. Lá conheceu sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.

Em 1954 Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery, capital do estado do Alabama. Envolvendo-se no incidente em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um branco num ônibus, King liderou um forte boicote contra a segregação racial.

O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.

Em 1957 tornou-se presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, intensificando sua atuação como defensor dos direitos civis por vias pacíficas, tendo como referência o líder indiano Mahatma Gandhi.

(Prova de Artista)

Tornou-se assim um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Em 1959, King voltou para Atlanta para se tornar vice-pastor na igreja de seu pai.

Nos anos seguintes participou de inúmeros protestos, marchas e passeatas, sempre lutando pelas liberdades civis dos negros.

Os eventos mais importantes aconteceram nas cidades de Birmingham, no Alabama, St. Augustine, na Flórida, e Selma, também no Alabama. Luther King foi preso e torturado diversas vezes, e sua casa chegou a ser atacada por bombas.

Em 1963 Martin Luther King conseguiu que mais de 200.000 pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington.

Nesta ocasião proferiu seu discurso mais conhecido, “Eu Tenho um Sonho” que principia esta postagem.

Dessas manifestações nasceram a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965.

(Sem Picote)

Em 1964, Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência, tornando-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz até 2014.

Nos anos seguintes, ele expandiu seu foco de ação para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, com um discurso de 1967 intitulado “Além do Vietnã”.

Em 04 de abril de 1968, foi assassinado a tiros por um opositor, aos 48 anos de idade, num hotel na cidade de Memphis, onde estava em apoio a uma greve de coletores de lixo.

(POSTAGEM ATUALIZADA EM: 25/08/2019)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui