Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

Postcrossing é um projeto baseado na Internet, um espécie de clube virtual, que consiste na troca de cartões postais entre membros registrados no serviço, de certo modo semelhante ao Bookcrossing. No entanto, enquanto este último implica deixar livros em locais devidamente divulgados para que outros membros os recolham e leiam, o Postcrossing, por sua vez, consiste na troca aleatória de postais. Em resumo, os participantes (membros) que enviam um cartão postal irão, da mesma forma, receber necessariamente pelo menos um de outro utilizador aleatório, também membro do serviço, de qualquer país do mundo.

Para participar, basta fazer um cadastro no site:

https://www.postcrossing.com/

Posteriormente você deve clicar em “Send a Postcard” (envie um cartão postal). Automaticamente,  o sistema realiza um sorteio, e o endereço de um candidato a receber o cartão postal chega no seu endereço de e-mail. Nesse momento, as ações passam do mundo virtual para o real. O próximo passo é ir fisicamente a uma agência dos Correios, pelo modo convencional, e enviar o cartão postal à pessoa sorteada.

Cabe lembrar que se o participante clicar em “Send a Postcard” e não enviar coisa nenhuma, em outras palavras partir o elo da brincadeira, isto não é deixado barato. Quem não contempla o usuário sorteado com um cartão postal real também não recebe um de volta. Isso é controlado por meio de um código recebido por e-mail junto ao endereço do sorteado. O usuário deve necessariamente se lembrar de escrever esse código no cartão postal que enviar. Quando chegar às mãos do sorteado (destinatário), ele cadastrará o código no site do Post Crossing. Só então o usuário fica liberado para receber um cartão postal, em troca.

No sistema além dos partícipes (membros do serviço), os serviços postais de cada país, são beneficiados vez que ganham as tarifas de correio com o envio da correspondência, assim como, os editores dos respectivos postais. Muitos correios nacionais já referenciaram este fenômeno de troca de postais, com a emissão de selos que imortalizam o Post Crossing. Dentre estes temos a emissão postal holandesa reproduzida anteriormente, bem como, a emitida pelos Correios da Suíça, que é reproduzida na sequência (basicamente um série de três selos), com desenhos humorísticos de Max Spring, de Berna, e com impressão de Giesecke & Devrient GmbH, de Leipzig, na Alemanha.

O Postcrossing surgiu há nove anos, mais precisamente em julho de 2005, pelas mãos do português Paulo Magalhães. Este projeto sofreu pequenas alterações, ao longo do tempo, com vista ao seu aperfeiçoamento e, a par disso, foi tema de diversos artigos na imprensa geral, bem como, na filatélica ao redor do mundo.

O que inicialmente era uma brincadeira entre amigos, é hoje um fenômeno de sucesso, que já chegou a 222 países, permitindo a troca de mais de 22 milhões de postais. Em média, a cada cinco segundos há um postal sendo recebido, ao redor do mundo, por causa desta brincadeira!

OBS.: O cartão postal, não é elemento filatélico, mas é uma forma de conseguirmos selos de outros países.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!