Bernard Revel (1885-1940) foi um educador e rabino ortodoxo que imigrou para os Estados Unidos em 1906, quando meio milhão de judeus europeus vieram para Nova York. Este religioso erudito foi homenageado por um selo postal dos correiros americanos (USPS), com valor facial de US $ 1, emitido em 23/09/1986. A imagem do FDC desta emissão ilustra a chamada da presente postagem.

Temos entretanto algumas peculiaridades escondidas neste pequeno e aparentemente inocente selo postal. O designer desta emissão em questão, gravou na área da barba uma pequena “Estrela de David”. Vejamos no destaque apresentado na imagem abaixo:

Outros ainda apontam uma segunda marca neste selo. Caso olhemos a fronte do Rabino alguns atentos filatelistas veem  uma segunda “Estrela de Davi, na mancha existente nesta região, deste pequeno selo. Cabe salientar que a famosa “Estrela de Davi” é o símbolo da religião que professava a personagem homenageada.

O fato é que, muitas vezes negligenciado, e muitas vezes inteligentemente escondido, estas “marcas secretas” podem ser encontrados em muitos projetos de selo de uma grande variedade de países.
Algumas destas marcas (imagens secretas, texto, números, datas, etc.) resultam de pequenas alterações feitas no projeto postal, trabalho estes feitos em alguns casos oficialmente e em outros fruto de ações independentes e não autorizadas.
O mais famoso exemplo de um design oculto NÃO aprovado ou autorizado pelo USPS encontra-se exatamente neste selo.
O Correio dos EUA proíbe terminantemente marcações deste tipo em desenhos de seus selos. Pelo que se sabe o profissional envolvido neste incidente foi suspenso de suas atribuições, como punição por sua conduta. A
s autoridades postais americanas consideraram esta prática, como ato antissemita, do qual resultou uma ofensa similar a que faziam os nazistas quando marcavam com este símbolo os negócios, as casas ou os corpos dos judeus na Alemanha, no período que estavam no poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui