Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

Em 2001, os Correios da Alemanha emitiram a série reproduzida na sequência, com uma tiragem de 14 milhões exemplares, retratando celebridades do cinema tais como Charlie Chaplin, Marilyn Monroe, Greta Garbo e Jean Gabin.

O fato é que também Audrey Hepburn (belga, filha de mãe holandesa e pai britânico) estava incluída na lista, e teve um selo postal preparado especificamente para homenageá-la. O Deutsche Bundespost entretanto obrou em equívoco vez que preparou e imprimiu o selo, sem que tivesse sido obtidos previamente os direitos da imagem com os herdeiros da atriz. A figura estampada na emissão que ilustra a chamada desta postagem, mostra Audrey numa cena do filme “Bonequinha de luxo” (1961), pelo qual a atriz foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz no ano seguinte, em que aparecia usando um chapéu da grife Givenchy com uma piteira na boca.
O problema foi que Sean Ferrer, filho da atriz falecida em 1993, não autorizou a emissão.

Segundo o herdeiro, na foto original que serviu de base para a gravura postal, Hepburn tinha óculos de sol pendurados na boca, mas o designer postal espelhou a imagem e substituiu os óculos pela piteira. Para ele o selo passava uma imagem negativa de sua mãe, justamente por causa do adereço tabagista, sem perder de vista que a mesma faleceu vítima de câncer. Ele sugeriu a utilização da foto original ou uma imagem alternativa pertencente ao acervo da atriz. Como, entretanto, já haviam sido impressos milhares de selos, a única saída dos Correios foi queimar todo o estoque – só que alguns escaparam da destruição.
Pelo que se sabe dois conjuntos foram poupados de forma pensada, um para os arquivos do Serviço Postal emitente e um para o Museu Alemão do Correio. No entanto, o Sr. Ferrer (o filho) já tinha em seu poder uma folha com dez exemplares que a autoridade postal o havia enviado para aprovação, em 2001. Não se sabe exatamente em detalhes como, mas são conhecidos ainda  exemplares circulados, pois um funcionário desconhecido teria usado trinta selos (destes que deveriam ter sido incinerados) em cartas que foram enviadas para destinatários desconhecidos. Deste total, apenas cinco foram identificados até agora e são considerados igualmente raríssimos.
Este remanescente da emissão, isto é os pouco exemplares não destruídos, passaram a ser muito procurados por colecionadores de todo o mundo. Em algumas oportunidades, em leilões em que o mesmo foi ofertado, conseguiram arrecadar boas somas em dinheiro. Vejamos:
Em junho de 2005, um exemplar foi arrematado em um leilão por 58 mil euros na localidade alemã de Wiesbaden (oeste)
Em outubro de mesmo ano outro exemplar foi leiloado em Dusseldorf (oeste), por 135 mil euros (valor recorde para um selo muito moderno), pela casa de leilões Selzmann. O arrematante foi o diretor da sociedade de serviços “SJB FondsSkyline”, Gerd Bennewirtz.
Em maio de 2009 um exemplar circulado (usado) foi leiloado em Berlim e desta vez alcançou o valor de 53,5 mil euros. Com a cotação inicial de 30 mil euros, acabou sendo vendido por quase o dobro. Nesta oportunidade o leiloeiro de Berlim Andreas Schlegel, afirmou: “Nós só podemos imaginar que seja lá quem for que tenha ‘roubado’ os selos Hepburn dos correios não tinha noção do seu valor, ainda que tenha economizado 55 centavos usando em cartas normais”

Em 2010, por sua vez, Sean Ferrer concordou em vender os exemplares em sua posse para a caridade (aqueles que o correio enviou para aprovação). Assim um conjunto de dez exemplares deste selo foram leiloados em Berlim, por 430 mil euros. Um terço do valor arrecadado no leilão foi revertido para a UNICEF, entidade em que a atriz atuou como embaixadora de 1988 até seu falecimento. O resto foi destina ao Audrey Hepburn Children’s Fund, entidade criada em 1994 pelos filhos da atriz e que promove a educação de crianças na África Subsaariana.

Em junho de 2017, esta raridade alemã moderna que não deveria existir, foi leiloada pela firma Christoph Gaertner em Berlim, por 150.060 euros!
Cabe lembrar que os selos não emitidos, mas impressos, podem ser usados em nossas coleções temáticas, desde que tenham relação com o tema desenvolvido.
Antes de concluir a postagem, a título de curiosidade, em 2003, os Correios dos Estados Unidos homenagearam Audrey Hepburn em uma série que imortalizou estrelas do cinema. O lançamento teve a presença do filho da atriz. Ah, a imagem usada no selo? Audrey em ação no mesmo filme Bonequinha de Luxo, um dos seus maiores sucessos. Note que na ilustração da folha a atriz tem uma piteira na mão. Curioso ao menos!

NOTA: A atriz atuou ainda nos filmes “Charada” (um filme com selos postais no enredo) e Sabrina, por exemplo.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jul 16, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jul 16, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jul 15, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!