Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

As administrações postais, pelo mundo afora, tem emitido selos com diversos aromas, tais como: rosas, café, mata queimada e até chocolate.
Pelo que tudo indica, o pioneiro, na seara dos selos aromatizados, foi o Butão, que em 1973, emitiu um selo com perfume de rosas.
Aqui no Brasil, a série “Parques Nacionais – Prevenção a Incêndios Florestais”, emissão que ilustra a chamada desta postagem, por exemplo, emitido em 1999, é aromatizada com cheiro de madeira queimada, fazendo alusão às queimadas.
Essa inovação agraciou a ECT com o Prêmio Asiago de Arte Filatélica, naquele ano, na categoria Proteção Ambiental, concedido pela Academia Olímpica de Vicenza, da Itália.
Em 2001, o aroma do cafezinho foi enviado pelos Correios brasileiro e sentido por pessoas de todo o mundo. A ideia da ECT foi difundir o produto no exterior por dois motivos: ganhar mercado e explorar a nossa “marca registrada”. À época em que foi criado, os especialistas acreditavam que o aroma permaneceria na emissão por um período de três a cinco anos.

(Selo com Carimbo Comemorativo)

Angola, ex colônia portuguesa, na África, no ano de 2009, por sua vez, emitiu dois selos, no valor de 37 e 45 Kwanzas, cheirando igualmente a café. Na emissão aparecem a planta do café robusta (Amboim) e de uma cafeicultora. Assim como o café é a marca registrada aqui no Brasil, o chocolate é a iguaria mais famosa da Bélgica, um verdadeiro símbolo gastronômico daquela país. Em 2001 foi emitido o selo que reproduzimos na sequência:

Por sua vez, para comemorar a Páscoa de 2013, uma bela série de “selos de chocolate” foi lançada pelo serviço postal Belga. Além do cheiro de chocolate, que exala, ao lamber também estes selos para afixá-los nas correspondências, era possível sentir igualmente o gosto de chocolate.

O bloco composto de cinco selos, cuja a imagem mostramos acima, foi destinado ao porteamento das correspondências internacionais, tendo valor facial de 6,20 euros. As imagens que estampam os selos, como podemos ver, são de chocolate granulado, bombons, barras ou ainda em forma líquida. A tiragem desta emissão foi de de 107.600 exemplares, conforme informação dos correios emissores. Acerca deste lançamento postal podemos observar, pelo que foi publicado na internet, que:

“Um gosto de chocolate foi incorporado na parte com cola dos selos, na forma de óleos essenciais de cacau, de maneira a ser liberado quando lambemos. Os selos também têm odor de chocolate, que é exalado pela tinta a qual um aroma foi acrescentado”, indicou a bpost.

(…)

“Encontrar o perfume e o gosto do chocolate amargo que caracteriza o chocolate belga não foi uma tarefa fácil. Finalmente, parceiros de quatro países, da Bélgica, Alemanha, Holanda e Suíça, colaboraram”, ressalta o Correio belga.
“Não foi a primeira vez que um selo com odor é lançado, mas o aroma desta vez é acompanhado pelo sabor, um verdadeiro primor”, comemora a bpost.” (in http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/02/06/correio-belga-lanca-selos-com-perfume-e-sabor-de-chocolate.htm)

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jun 25, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jun 25, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jun 24, 2019
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!