A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas.

(Caderneta)

A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), tatuavam-se em rituais ligados a religião.

O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

(James Cook)

O pai da palavra “tattoo” que conhecemos atualmente foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra “tattow”.

Adicionando-se aos selos já existentes, em todo o mundo (alguns aqui reproduzidos), sobre tatuagem, em novembro de 2016 a ECT colocou em circulação mais um bloco sobre o tema.

(Inteiro Postal)

Anexo a esta postagem encontra-se o edital referente a  esta emissão brasileira que ilustra a chamada desta postagem.

 

Como podemos ver a filatelia tem infinitas abordagens e enfoques. Encontre o seu e seja um filatelista temático!

(Caderneta)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui