Voltamos, aqui no Blog, a exemplo do que já fizemos noutra postagem, a uma zona de intersecção entre filatelia e numismática.
A antiga República da Tchecoslováquia cunhou, no ano de 1988, a moeda que ilustra a chamada desta postagem, a exemplo do que já fez Portugal em 2003, mas neste caso, referenciando uma exposição filatélica e não um selo postal.

No ano da cunhagem, Praga, a capital do país, sediou no período de 26 de agosto a 04 de setembro, a exposição PRAGA-1988, um evento da filatélica mundial, realizado sobre o patrocínio do Presidente da República, Gustav Husak (que inaugurou a exposição) e da Federação Internacional de Filatelia – FIP. Segundo registros a exposição foi visitada por mais de duzentas mil pessoas e 928 coleções foram apresentadas nas diversas classes de competição.

Por sua vez, no que concerne a moeda comemorativa de um lado podemos ver o Brasão da República do país emissor e do outro aparece uma imagem serrilhada, em forma de losango, lembrando um selos postal, onde podem ser vistas 3 imagens da cidade Praga, dentre elas a Catedral de Stª. Vitus. Na porção inferior aparece também o logo da exposição. Podemos ainda ler: “SVĚTOVÁ VÝSTAVA POŠTOVNÍCH ZNÁMEK PRAGA 88”.

Série: Eventos famosos
Ano: 1988
Valor Facial:100 Kčs – Coras Tchecas
Metal: Prata 500º
Acabamento: Normal
Diâmetro: 31 mm
Peso: 13 g
Borda: Serrilhada
Tiragem: 75.000
Escultor: Vladimír Oppl

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui