Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

O Brasil é o país do futebol, sem dúvida alguma. Embasado nesta premissa a ECT homenageou diversos times de futebol, retratando-os em selos postais, ao longo dos anos, para alegria de seus torcedores fanáticos ou não. Vejamos alguns, sem a pretensão de ser exaustivo:

Vasco: Foi homenageado com duas emissões. A primeira delas veio a lume em 1990.

Temos ainda, um segunda emissão, em homenagem à conquista da Copa Libertadores da América, pelo time, ocorrida em 1998.

Flamengo: Sua torcida, uma das maiores do Brasil, foi agraciada com duas emissões. A primeira lançada em 1995, por ocasião do centenário do Clube. O selo conta com designer de Lúcia TV Ramos.

E uma segunda, emitida em 2001, pois o time conquistou a taça Libertadores das Américas, em 1981.

Fluminense: Com tiragem de Um milhão e vinte selos, Arte de Alan Magalhães, e foto de Eduardo Perez, foi emitido em 21 de julho de 2002, data dos cem anos do clube carioca.
O selo apresenta, como plano de fundo, a cor laranja – simbolizando o bairro das Laranjeiras, sede da equipe.
O desenho de um jogador do Fluminense dominando, com estilo, a bola de futebol, aparece sobreposta ao emblema do clube. As tiras inclinadas passam o dinamismo que todos os esportes proporcionam.
As cores apresentadas em escalas de tons em degradê se fundem sobre o emblema do time, integrando-se às suas cores oficiais: Verde, Vermelho e Branco.

Grêmio: O time foi agraciado com três selos o primeiro emitido em 2001.

O segundo, criado por Arauto Publicidade e emitido em 18 de setembro de 2003,  três dias após o centenário, com tiragem de 4 milhões 560 mil exemplares.
A imagem do selo compreende a marca do Grêmio, no formato de uma bola de futebol, nas cores do Clube: azul, preta e branca e sob esta marca a logomarca do centenário de fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Internacional: A Arte foi criada por Fred Colorado e emitido em 04 de abril de 2009, dia do centenário do time, com tiragem de um milhão e vinte mil.
O selo destaca a imagem do escudo do Sport Club Internacional, com as taças que registram as diversas conquistas do Clube. Abaixo, a legenda “Campeão de Tudo”, que o apresenta como único clube futebolístico a ter conquistado, até hoje, todas as competições oficiais possíveis para um time brasileiro.
No canto superior esquerdo, a indicação do primeiro século de sua história. As imagens estão sobrepostas a um fundo vermelho, cor que identifica o “colorado gaúcho”, cujas nuances representam a passagem do tempo nesse centenário.

Coritiba: A Arte foi idealizada por Alaor Gosdal e emitido em 12 de outubro de 2009 – no dia do centenário – com tiragem de 600 mil selos.
O selo destaca a imagem da bandeira alviverde do Coritiba, com seu escudo, representação simbólica que combina o globo terrestre e a bola de futebol, com doze gomos, a indicar o dia de sua fundação – 12 de outubro de 1909.
A estrela dourada, acima do escudo, registra a maior conquista do Clube, até o momento, o campeonato brasileiro de 1985.
Abaixo, a logomarca dos 100 anos, celebrando seu Centenário com a palavra “Coxa”, apelido do time, e contendo o slogan “Ontem, Hoje, Eternamente”.
A imagem do selo, em nuances, nos tons dominantes em verde e branco, cores oficiais do time paranaense, representam a passagem do tempo ao longo do seu primeiro século de história.

Corinthians: A equipe foi homenageado com duas emissões. A primeiro delas, constitui-se no primeiro selo postal das Américas impresso em tecido, impresso na Casa da Moeda do Brasil. A Arte é de J. Carlos Braga, com tiragem: 600 mil selos. Foi lançado no dia do centenário, 01 de setembro de 2010.
Este selo apresenta como elementos o desenho parcial do escudo do Corinthians; na cor dourada, o numeral 100, simbolizando o centenário, e cinco estrelas: as menores, representando títulos de campeonatos brasileiros, e, a maior, o Mundial de Clubes da FIFA. Sobrepondo-se, parcialmente, a esses elementos, um jogador com a bola no pé exprime o dinamismo do futebol, ao mesmo tempo em que reporta à passagem dos anos de permanência do Clube no esporte brasileiro. Como suporte de impressão, cabe frisar, foi utilizado tecido plano, bordado e impresso em cores no processo serigráfico com aplicação de tinta invisível luminescente fluorescente, reagente à luz ultravioleta.

A segundo emissão teve uma tiragem de 600 mil selos e retratam, em uma perspectiva dinâmica, sobre um fundo dourado que exalta sua importância, os quatro símbolos nacionais do Brasil, de grande valor institucional, reconhecidos e valorizados pela população: as Armas Nacionais (com perspectiva em relevo), a Bandeira Nacional (vista tremulando), o Selo Nacional (sobre um lacre na cor vermelha) e o Hino Nacional (com o pódio, a partitura e a batuta). No canto direito de cada selo a logomarca da União Postal das Américas, Espanha e Portugal – UPAEP. Foi lançado também no dia dos 100 anos de fundação.

Guarani: Temos uma primeira emissão, dedicada ao time de Campinas, datada de 1987.

Uma segunda foi emitida em 02 de abril de 2011 – no dia do centenário – com tiragem de 300 mil selos, sendo concebida por R.E. Macedo e F.P. Silva.
O selo apresenta, em primeiro plano, a logomarca comemorativa do Centenário do Guarani Futebol Clube, cujo desenho foi baseado no distintivo oficial do Clube, acrescido de contornos dourados, ano de centenário e flâmula dourada com o indicativo de 100 anos. Em segundo plano, é representado o momento da conquista do Título de Campeão Brasileiro de Futebol Profissional de 1978, ocorrida no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em 13 de agosto daquele ano. As estrelas simbolizam as grandes conquistas do Clube: a dourada, o título de Campeão Brasileiro, em 1978, e a prateada, o título de Campeão Brasileiro da Taça de Prata, em 1981. A cor verde caracteriza o Clube.

São Paulo: Agraciado com duas emissões. A primeira data de 1987.

A segunda ocorreu 2001 e está relacionada com o bicampeonato do Clube no torneio Libertadores da América.

Francana: Fundado em 12 de outubro de 1912, na cidade de Franca/SP, a Francana foi homenageada com o selo personalizado.
A data foi comemorada com diversas festividades em Franca, incluindo exposição filatélica e lançamento de livros sobre a ‘Veterana’, como o time é conhecido por seus torcedores.
A programação filatélica foi aberta no dia 20 (sábado), com a apresentação do selo personalizado do centenário, carimbo postal comemorativo e abertura da Expofranca 2012.

Santos: Temos um primeiro selo dedicado ao time da Vila Belmiro, emitido em 2001.

Temos ainda, um segundo  que entrou em circulação em 14 de abril de 2012, com tiragem de 300 mil exemplares, no  valor de 1º Porte Comercial e designer de Fábio Lody. O mesmo apresenta na sua imagem o escudo do centenário do Santos, tendo, na parte superior, a coroa e, na inferior, faixa com a inscrição: 100 ANOS – MENINOS PARA SEMPRE. A cor dourada emoldura a logomarca e está presente na coroa e na legenda.

América (Mineiro): Arte criada por André Rios/ACE e tiragem de 300 mil selos. Foi lançado em 30 de abril de 2012, dia do Centenário.
O selo divulga a logomarca do centenário do América Futebol Clube, disposta ao centro, sobre o fundo verde, tendo, no canto superior direito, a representação de sua mascote, o coelho.
Para ressaltar os detalhes em amarelo, inclusive o número 100, foi aplicada a cor em tons de dourado.
Este artigo pode ter lhe estimulado a ter uma coleção temática, assim se o futebol é sua praia, eis um bom tema. Mãos a obra.

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby pelo qual é apaixonado desde a infância), jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.
Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!


Like
Like Love Haha Wow Sad Angry