Receba nosso FEED gratuitamente em seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

 

A União Postal para o Mediterrâneo é uma instituição multinacional criada em Roma, em 15 de março de 2011, por quatorze (14) Operadores Postais da Região Mediterrânica, sob a égide da União Postal Universal (UPU), e que conta atualmente com vinte (20) membros da região:
árabe (Egito, Jordânia, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia) e
europeia (Croácia, Chipre, França, Grécia, Itália, Malta, Mônaco, Portugal, Eslovênia, Espanha e Turquia).

Os principais objetivos da entidade são a partilha de recursos e conhecimentos, a melhoria das comunicações entre as instituições postais participantes, bem como, a parceria tecnológica e logística, para o desenvolvimento comercial entre os membros. Anualmente a entidade escolhe um tema comum para emissões filatélicas daquele período, que é sempre relacionado sempre com a zona mediterrânica, de forma que levem em conta os elementos tradicionais ou peculiares de cada país tendo por trás o Mar Mediterrâneo que os une, sempre com intuito de divulgar várias formas de arquitetura, profissões, dentre outras áreas da vida em geral. O tema comum da emissão de 2018 da Euromed Postal é: “Casas Mediterrâneas. Vejamos algumas destas emissões que vieram a lume sobre a temática:

Chipre: representa uma construção tradicional da cidade antiga de Nicósia. Trata-se de um selo emitido no dia 09 de julho, com trabalho do design postal Panayiota Epifaniou. A impressão ficou a cargo de Veridos Matsoukis S.A., da Grécia, com tiragem de 190.000 exemplares e valor facial de 0,64 centavos de Euro.

Croácia: a emissão representa a fachada de uma casa antiga que mescla pedras e madeira, da região Adriática da Croácia e da área mais ampla do Mediterrâneo. O primeiro dia de emissão deu-se em 10 de julho, e é fruto do trabalho artístico é de Natasa Odak, de Zagreb.

Eslovênia: emitido em 09 de julho este selo, com design de Andraz Jenkole, que representa uma casa típica do centro de Divaca, a casa de Skratelj, um bonito exemplar da arquitetura tradicional Karst.  O selo tem valor facial de 1,26 euros .

Espanha: a emissão retrata a arquitetura rural de uma vila de origem árabe que remonta-se ao século XVI, de Possessió de Raixa, localizada em Maiorca. Esta construção foi restaurada nos séculos XVIII e XIX, e hoje em dia é um edifício público, Centro de Interpretação para os visitantes de Raixa – Serra de Tramuntana. O primeiro dia de circulação deu-se em 5 de julho.

França: foi escolhida a região de Camarga e a arquitetura das suas casas típicas, para mostrar uma imagem campestre do Mediterrâneo e desta região francesa. O selo foi lançado em 09 de julho, sendo fruto do trabalho artístico de Isy Ochoa e grafismo de Mathilde Laurent. A emissão representa muito bem as casas agrícolas feita com materiais locais. É Saintes-Maries-de-la-Mer, tendo o selo valor facial de 1,30 euros.

Grécia: uma bela série dedicada relacionada a Euromed-2018

Malta: Selos com fotografias de David P. Attard e que mostram fachadas de edifícios mediterrâneos de duas épocas distintas, merecendo destaque as portas e janelas de construção bastante robustas.

Tunísia: bloco emitido em 09 de julho

Turquia: emitido em 09 de Julho.

Portugal: emitidos em 09 de julho os selos retratam casas típicas e arquitetura tradicional das regiões de Alentejo e de Algarve. É um trabalho artístico de Luís Taklim/Anyforms Design, com impressão de Cartor Security Printing (França).

Conhecendo o autor:
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

All rights reserved.

In case of using any material, a reference to "Topical Philately" is mandatory!

The stamp designs themselves are properties of the respective countries' postal agencies, as well as, all other trademarks and copyrights on this page are property of their respective owners.

Topical Philately é uma página não comercial e não oficial de divulgação da Filatelia Temática. É uma página aberta à filatelia no mundo. Este espaço também é seu. Colabore.


Topical Philately is a non commercial and non official home page to publish the Topical Philately. It is an international home page opened to the philately. This coin is also yours. We expect your collaboration.


Topical Philately est une page non commerciale et non officielle pour montrer la philatélie thématique. Elle est aussi une page ouverte à la philatélie internationale. Cet espace est aussi à vous. Nous attendons votre collaboration.

(c) Home page da Topical Philately – Divulgado na Rede a partir 01/VIII/2008.

(c) Petroleum: The Black Gold – Divulgado na Rede a partir 05/X/1996

(c) Nuclear Energy – Divulgado na Rede a partir 05/X/2007

(c) Earthquake – Divulgado na Rede a partir 21/IX/2009

(c) For Teacher  – Divulgado na Rede a partir 04/I/2011

(c) Bee – Divulgado na Rede a partir 22/IV/2012

(c) Lenin – Divulgado na Rede a partir 06/VI/2012

(c) Centauro – Divulgado na Rede a partir 17/IV/2013

(c) Filatelia Juvenil – Divulgado na Rede a partir 21/II/2014

(c) Matriusca – Divulgado na Rede a partir 08/IX/2015

Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
Jan 1, 1970
>> Leia mais no Portal do Filatelista Temático <<
×
Mantenedor do Portal do Filatelista Temático
CARLOS DALMIRO SILVA SOARES é atuante filatelista temático (hobby que desenvolve desde a infância), jornalista filatélico, jurado FEBRAF, palestrante filatélico, bem como, coordenador da comissão para juventude da Federação Brasileira de Filatelia (FEBRAF), representando o país nas correlatas existentes na FIAF e na FIP. Coleciona os seguintes temas: petróleo, energia nuclear, terremoto, Lenim, Centauros e Orixás.

Esse artigo foi útil?

Obrigado Seu feedback ajuda-nos a melhor os serviços do Portal do Filatelista Temático!