Marcel Mangel, mais conhecido como Marcel Marceau ou Mime Marceau, nasceu em Estrasburgo, no dia 22 de março de 1923, sendo o segundo filho de uma família de origem judaica polonesa. Faleceu em Cahors, no dia 22 de setembro de 2007.
Profissionalmente foi o mímico mais popular do período pós-guerra, sendo inspirado por Charles Chaplin e Buster Keaton na construção de seu personagem. Junto com Étienne Decroux e Jean-Louis Barrault deu uma nova roupagem à mímica no Século XX.
Sua bem-sucedida carreira artística, porém, embora seja o que lhe conferiu indiscutível fama e reconhecimento internacional, não é o único legado que deixou para a História.
Isso porque, durante o início de sua vida adulta, que ocorreu em meio ao violento contexto da Segunda Guerra Mundial, Marceau, que juntou-se a resistência francesa, ajudou a salvar a vida de cerca de 70 crianças judias das mãos dos nazistas, conduzindo-as em grupo até a fronteira com a Suíça.
Para marcar o centenário do seu nascimento os Correios da França (La Poste) emitirão, no dia 22 de março próximo, com uma tiragem de 700.000 exemplares, o selo que ilustra a presente postagem.

A emissão, com valor facial de € 1,80, é produzida num tom sóbrio, desprovido de cores, sendo impressa em taille douce.

(Gravação de Pierre Bara)

A mesma foi desenhada por Benjamin Van Blank, contando com um trabalho de gravação minuciosa de Pierre Bara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui